terça-feira, 31 de março de 2009

SC Horta adianta-se no acesso aos Playoffs


O SC Horta venceu o Águas Santas por 33-27 (15-13 ao intervalo) no 1.º jogo do Playout, com vista ao apuramento para os Playoffs 2009.

A 2.ª mão está marcada para quarta-feira, 1 de Abril, pelas 21.00h, no pavilhão do Águas Santas.

A ser necessário disputar um 3.º encontro, a “finalíssima” está agendada para a Horta, a 5 de Abril, pelas 21.00h (hora local).

Recorde-se que o vencedor desta eliminatória defrontará o FC Porto nos 1/4 de finais dos Playoffs.

Fonte: LPA

segunda-feira, 30 de março de 2009

Análise do fim de semana, a opinião dos técnicos!

SENIORES
Como treinador do ACL e dada a situação actual do clube, com todas as dificuldades prementes, só tenho que dar os parabéns ao Ruben, Humberto, Armando, Ricardo Lírio, Marco, Carlos, Nelson, João, Tiago, Luís Sousa, Luís Almeida, Ludgero e Jorge" pois o empenho, a entrega e o jogo que realizaram contra o ISAVE em muito dignifica o ACL. O resultado não é o que parece pois lembro que estivemos a vencer 23-26 na 2ª parte. Mas o que conta é o resultado final para quem vier ler este comentário. Para os que lá estiveram e viram não será assim. Parabéns aos atletas, foram uns verdadeiros guerreiros.

JUVENIS FEMININOS
Aguardamos o comentário...

INFANTIS FEMININOS
Aguardamos o comentário...





sexta-feira, 27 de março de 2009

Adeus chat!



Uma vez que o chat estava a assumir uma dimensão para a qual não foi criado resolvemos retirá-lo em prol do bem estar do blog.

O blog foi criado para ajudar a dinamizar o clube e não para alimentar polémicas de pessoas frustradas que aliviam aqui os seus problemas caseiros...

quinta-feira, 26 de março de 2009

ECH Seniores Femininos 2010


O sorteio dos Grupos de Qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos 2010 teve lugar a 24 de Março, na sede da EHF. Realizou-se, ainda, o sorteio da Fase Final do Campeonato da Europa Sub17 Femininos e das 1/2 Finais da Challenge Cup, Cup Winners Cup e EHF Cup Femininas.

Após o sorteio, os Grupos de Qualificação para o Campeonato da Europa Dinamarca - Noruega Seniores Femininos 2010 é o seguinte:


Grupo 1 - Roménia, Ucrânia, PORTUGAL e Suíça
Grupo 2 - Hungria, Suécia, República Checa e Azerbaijão
Grupo 3 - França, Áustria, Islândia, Islândia e Vencedor Torneio Pré-Qualificação (Grã-Bretanha / Finlândia
Grupo 4 - Alemanha, Bielorússia, Eslovénia e Itália
Grupo 5 - Espanha, Sérvia, Turquia e Grécia
Grupo 6 - Rússia, Polónia, Eslováquia e Montenegro
Grupo 7 - Croácia, Macedónia, Holanda e Lituânia

O 1º e 2º classificados de cada Grupo qualificam-se para a Fase Final do Campeonato da Europa, que se vai realizar na Dinamarca e Noruega (países organizadores), de 9 a 19 de Dezembro de 2010.

Os jogos de qualificação são disputados por grupos, no sistema casa / fora. As datas das jornadas são as seguintes:

Pré-qualificação: 25 a 27 Setembro 2009 (para as selecções envolvidas)
Jornadas 1 e 2: 14 a 18 Outubro 2009
Jornadas 3 e 4: 31 Março a 4 Abril 2010
Jornadas 5 e 6: 26 a 30 Maio 2010

Todas as informações no site oficial do Campeonato da Europa Seniores Femininos 2010 encontram-se no site oficial: www.ehf-euro.com/den-nor2010.

Realizam-se, ainda, os sorteios da Fase Final do Campeonato da Europa Sub17 Femininos, assim como das 1/2 Finais da Challenge Cup, Cup Winners Cup e EHF Cup Femininas. O resultado dos sorteios pode aqui ser consultado, no documento em anexo.

Para consultar o resultado do sorteio clique AQUI.

terça-feira, 24 de março de 2009

Fase Final Seniores

Começa no próximo fim de semana, dia 28 pelas 18H a Fase Final de Seniores Masculinos em jogo frente ao Isave. Esperamos ter o pavilhão cheio e contamos com o apoio de todos os adeptos do clube.


segunda-feira, 23 de março de 2009

Análise do fim de semana, a opinião dos técnicos!

JUNIORES
Aguardamos o comentário...

JUVENIS MASCULINOS
Os Juvenis Masculinos receberam os vizinhos da AD Godim, equipa que saiu vencedora do Álvaro Magalhães. Apesar dos aparentes bons resultados que a equipa vinha a conseguir nesta fase, mostrava sempre várias carências que têm sido trabalhadas. No entanto, num jogo em que essas falhas apareciam em quase todas as acções realizadas, em que a velocidade que gostamos de imprimir ao jogo não esteve presente e contra um adversário de qualidade superior aos anteriores, o resultado não podia ser positivo. Como de costume, vamos seguir em frente, continuar a melhorar cientes que é para isso que existem os treinos e os jogos.

INICIADOS
Infelizmente não pude estar presente devido ao curso de grau 3 em Rio Maior e queria aproveitar para agradecer ao Varejão e ao João por terem orientado a equipa. Segue o comentário das pessoas presentes.
Mais uma jornada da segunda fase do nacional de iniciados que opôs a equipa do espinho à equipa do A.C.L.. O jogo revelou-se bastante rápido, com transições e contra-ataques muito rápidos aos quais a nossa equipa não conseguiu contrariar. Estivemos bem ofensivamente, mas não tão bem defensivamente a revelarmos algumas fragilidades quando a equipa do espinho passava do 3:3 para 2:4. Com o resultado a fixar-se em 47-29, fruto dos contra-ataques da equipa da casa.
Uma palavra de incentivo para os nossos jovens que se bateram como puderam, e em especial para o Bruno que se mostrou em muito bom nível na baliza do A.C.L. O mundo não acaba aqui, há que continuar a trabalhar para melhorar o nosso desempenho… Força A.C.L.

INFANTIS MASCULINOS
Quarta jornada do nacional de infantis. Deslocação da equipa de infantis ao reduto do C.A.I.C., que levou de vencida a partida por 20-28. Jogo bastante rápido por parte da equipa do A.C.L., que cedo se distanciou dos seus opositores, fruto da sua defesa profunda que originou contra-ataques e ataques rápidos que foram finalizados pelos seus atletas. Apesar da vitória ainda se notou bastantes faltas técnicas e passes errados, mas o trabalho defensivo foi suficiente para colmatar os erros cometidos no ataque. Na segunda parte, continuou a toada da 1ª parte, verificando-se melhorias de jogo para jogo, quer ofensivamente quer defensivamente. Bom trabalho rapazes e que este resultado contribua para arrancarmos definitivamente para bons jogos nesta segunda fase, se possível, com vitórias….Força A.C.L.

INFANTIS FEMININOS
Aguardamos o comentário...






domingo, 22 de março de 2009

Portugal vence no Luxemburgo


Portugal venceu hoje o Luxemburgo por 33-26, em jogo da sexta jornada do grupo 6 da fase de apuramento para o Campeonato da Europa – Áustria 2010, mantendo-se assim na corrida por um dos dois primeiros lugares do grupo.

Para a partida no Luxemburgo, Mats Olsson procedeu a duas alterações em relação aos jogadores que utilizou na passada quinta-feira na Póvoa de Varzim, frente à campeã olímpica e do Mundo, França, fazendo entrar no lote dos convocados David Tavares e Pedro Solha, em detrimento de Dario Andrade e Ricardo Costa. No sete inicial, o técnico lançou José Costa, numa equipa que fazia as habituais duas substituições ‘defesa x ataque”, com as entradas de João Lopes e Álvaro Rodrigues nas acções defensivas, para os lugares de José Costa e Cláudio Pedroso, que só atacavam.

Os primeiros minutos decorreram debaixo de algum equilíbrio. O seleccionado luso não foi muito bafejado pela sorte (desperdiçou dois livres de sete metros), a primeira linha não foi tão eficiente como habitualmente e a defesa mostrou-se um pouco inconstante. Portugal comandou quase sempre o marcador e apenas por uma vez, e de uma forma fugaz, o Luxemburgo esteve em vantagem (11-10, aos 25 m.). Em cima do apito para o descanso, Cláudio Pedroso fixou o resultado ao intervalo (13-14).

Para o segundo tempo, o seleccionador nacional trocou de pivô, fazendo entrar Tiago Rocha, e Portugal cedo conseguiu a maior vantagem no marcador (13-17). O domínio luso foi-se acentuando, ganhando expressão no marcador. Aos 41 minutos, Hugo Laurentino entra para defender um livre de sete metros e fica na baliza até ao final. Portugal faz um parcial de 5-1 em cinco minutos, passa de 18-21 para 19-26 e a partir daí esgotou-se a resistência do Luxemburgo. Os minutos finais serviram para que o seleccionador nacional desse tempo de jogo a todos os atletas.

No final do jogo, Mats Olsson mostrou-se satisfeito com o triunfo que mantém Portugal na corrida pelo apuramento. “O principal objectivo traçado para este jogo, a vitória, foi cumprido. Falhámos uma das outras metas, que era sofrer menos de 24 golos. Estou satisfeito porque mais uma vez mostrámos que conseguimos ‘abrir’ qualquer defesa”.

Sobre as dificuldades que o Luxemburgo colocou inicialmente, Mats não se mostrou surpreendido. “Idênticas dificuldades também sentiram a França e a Letónia que, nos seus jogos no Luxemburgo, chegaram ao intervalo a vencer por dois e por quatro golos de vantagem, respectivamente. Sabíamos que, a jogar em casa, o Luxemburgo é uma formação muito aguerrida, nomeadamente na primeira parte, em que mantém os índices físicos em cima. No segundo tempo as coisas alteraram-se, deu para rodar os jogadores disponíveis e conseguimos uma boa vitória”.

O seleccionador nacional começa agora a olhar para o mês de Junho, em que Portugal tem quatro jogos para disputar em dez dias. “O primeiro desses jogos, fora de casa, frente à República Checa, é de capital importância para Portugal. Depois receberemos o Luxemburgo, seguindo depois para França, onde vamos defrontar a equipa campeã do Mundo que, nessa altura, já pode estar apurada para o Europeu da Áustria”.

Num jogo dirigido pela dupla italiana Roberto Scevola / Tal Alperan, Portugal alinhou e marcou: Hugo Figueira e Hugo Laurentino (GR); Tiago Rocha, João Lopes (1), Fábio Magalhães (3), Cláudio Pedroso (1), Álvaro Rodrigues (1), Pedro Solha (7), David Tavares (9), José Costa, Carlos Carneiro (6), Bosko Bjelanovic (1), Nuno Pereira (4) e Eduardo Salgado.

Fonte:FAP

sábado, 21 de março de 2009

Portugal x França - Fotos

Apresentamos um slide de fotos enviadas pelos técnicos do clube que assistiram ao jogo


terça-feira, 17 de março de 2009

Assembleia Geral da FAP


No próximo dia 28 de Março de 2009, sábado, no Hotel Tivoli Tejo, realiza-se a Assembleia Geral Ordinária (10h00), seguida da Assembleia Geral Extraordinária (11h00).

Às 10h00, reúne a Assembleia Geral Ordinária, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto único: Apreciar e votar o Relatório e Contas do Exercício do ano de 2008

Seguidamente, pelas 11h00, reúne a Assembleia Geral Extraordinária, para a qual a Ordem de Trabalhos é a seguinte:

Ponto Único – Apreciação e votação do planeamento desportivo para a época desportiva de 2009/2010 e respectivos Regulamentos específicos das Provas.

Fonte:FAP

IV Torneio Cidade de Tarouca



O cartaz não informa mas para quem não sabe o torneio é para o escalão de juvenis masculinos.

Árbitros denunciam tentativa de suborno!


Os árbitros dinamarqueses Martin Gjeding e Mads Hansen sofreram uma tentativa de suborno em Junho de 2008 antes de um jogo de apuramento para o Mundial de andebol da Croácia de 2009 entre a Roménia e o Montenegro, revela hoje o diário Yllands-Posten.

O diário, que cita um relatório oficial, informa ainda que terão sido oferecidos 30.000 euros a cada um dos árbitros para ajudarem a Roménia, mas Gjeding e Hansen recusaram a proposta e denunciaram a situação à comissão de árbitros da Federação Dinamarquesa de Andebol (DHF) e à Federação Europeia de Andebol (EHF).

Depois da tentativa de suborno, a dupla entrou em contacto, via telefónica, com o presidente da comissão de árbitros da DHF, Ole F. Petersen, a denunciar a situação.

"Não o considero um caso grave. Não havia motivo para informar mais ninguém, uma vez que recusaram a oferta", declarou Peterson ao diário, para justificar o facto de a DHF não ter tomado qualquer medida.

Tanto o presidente da DHF, Per Rasmussen, como o director geral, Morten Stig Christensen, negaram ter conhecimento da situação.

"Se a direcção da DHF tivesse tido conhecimento de algo, teria reagido imediatamente", afirmou Christensen, que se mostrou surpreendido pelo facto de a EHF não ter actuado.

Christensen frisou sentir-se "perturbado" e defendeu uma "mudança radical" no mundo do andebol.

Alguns jornais alemães divulgaram recentemente que os árbitros Bernd Ullrich e Frank Lemme foram subornados na final da Taça das Taças entre o Chekhovskie Medvedi e o BM Valladolid, disputada em Abril de 2006 em Moscovo.

Fonte: Lusa

Aleksander Donner em Inglaterra?


Aleksander Donner é o nome mais falado para o cargo de seleccionador nacional da Inglaterra, que receberá os Jogos Olímpicos em 2012. Tendo entrada directa na competição, os ingleses estão a preparar uma formação capaz de honrar o nome do país. Como se sabe, Inglaterra não tem tradição na modalidade e está mesmo a recrutar jovens que se queiram integrar na selecção. O JOGO apurou que o cargo será exercido em part-time e que já houve um primeiro contacto. Embora ainda não exista acordo, as credenciais de Donner pesam, e este apreciará o facto de se poder manter no Gil Eanes.

Fonte: O JOGO

Selecção continua a preparar jogo com a França


A Selecção Nacional ‘A’ masculina continua a preparar o jogo da próxima quinta-feira frente à França, relativo ao grupo 6 da fase de apuramento para o ‘europeu’ de 2010. Na Póvoa de Varzim, a formação comandada por Mats Olsson cumpriu esta segunda-feira o terceiro dia de trabalhos e o treinador deu a conhecer o que foi feito pelo grupo neste período.

“No primeiro dia passamos em revista o nosso jogo de ataque, já que temos vários jogadores, como Eduardo Salgado e Bruno Moreira, que há algum tempo não estavam na Selecção e tivemos de retomar e relembrar as combinações que temos acertado. Dedicámos a maioria do tempo a isto e fizemos também muito trabalho sobre a transição. Acho que uma das chaves do jogo vai ser a recuperação e o contra-ataque. Fizemos treinos muito dinâmicos e procuramos sempre fazer um ataque e recuperar, ou fazer defesa seguida de contra-ataque”.

O responsável pela Selecção Nacional confessou depois que “treinámos muito o ataque contra uma defesa ‘5x1’, que é uma das principais opções defensivas da França. Na manhã do segundo dia fizemos treino alternativo, ‘team-building’, constituindo diversos grupos de trabalho para tornar a equipa ainda mais forte e unida, conhecendo-nos ainda melhor. De tarde trabalhamos os aspectos ofensivos, o ataque contra defesas ‘5x1’ e ‘6x0’, tendo sempre em atenção a transição, contra-ataque e recuperação”. Para o seleccionador de Portugal, “ depois de marcar golo ou perder a bola, temos de estar bastante preparados para correr, porque a França joga muito rápida. Esta segunda-feira de manhã, realizámos um trabalho mais físico, pequenos grupos a trabalhar situações ‘dois contra dois’ e ‘três contra três’ e terminamos com uma hora na sala de musculação. O treino da tarde, antecedido por uma pequena sessão de vídeo, visou especialmente o trabalho defensivo”.

Mats Olsson tem perfeitamente definido o plano de trabalho para o que resta deste estágio. “Terça-feira de manhã vamos ter a primeira sessão longa de vídeo para ver o ritmo de jogo e conhecer um pouco mais dos jogadores franceses. De tarde, vamos realizar outro treino, pensando na maneira como devemos defender o ataque da França. Quarta-feira os jogadores têm a manhã livre, para recuperarem um pouco, e de tarde faremos o último treino ‘sério’, com um pouco de carga, onde abordaremos de uma forma global o jogo. Quinta-feira de manhã faremos uma sessão de vídeo e um curto treino, abordando pequenos detalhes, falando com os jogadores nas situações de ‘um para um’, o que faz habitualmente cada jogador francês, as suas peculiaridades… No fim, esperamos estar preparados para o jogo”, sustenta Mats Olsson.

Recorde-se que o Portugal-França, relativo à quinta jornada do grupo 6 de apuramento para o ‘europeu’ de 2010, está agendado para as 20.30 horas de quinta-feira, dia 19 de Março, e tem como cenário o Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

A Selecção Nacional começou da melhor forma esta fase de apuramento, ao vencer a Letónia por 33-31, em casa, e 31-25, fora.

Fonte: FAP

No entanto a Selecção Nacional pode esperar um adversário fragilizado por ausências susceptíveis de deixar marcas. A França vem à Póvoa de Varzim, para cumprir a quinta jornada do Grupo 6 de apuramento para o Europeu'2010, sem Nikola Karabatic, Didier Dinart, Guillaume Gille e Xavier Barachet. À excepção do pivô Didier Dinart, o jogador de 32 anos que é ainda crucial na defesa, a equipa francesa tem a meia-distância sem dois laterais-direitos (Karabatic e Barachet) e um lateral-esquerdo (Gille), todos eles lesionados. Karabatic já joga pelo Kiel há uma semana, mas foi dispensado por Onesta. Do lado português, Mats Olsson, que também viu Inácio Carmo lesionar-se na Taça de Portugal, tem os seus jogadores a treinar há três dias.

Fonte: O JOGO

segunda-feira, 16 de março de 2009

6º Congresso Técnico-Científico de Andebol: "Treino Guarda-Redes.. Um Caminho para o Sucesso"



Já estão abertas as inscrições para o 6º Congresso Técnico Científico de Andebol
Mais informações em
www.formand.com

Prelectores convidados:

Claes Hellgren (SWE)
215 internacionalizações pela Selecção Nacional Sueca

Eleito “Melhor Guarda-Redes” no Wch 84/85

Ex-Seleccionador Nacional U-21 Sueco (M)

Ex-Seleccionador Nacional Sueco (F)

Ex-Seleccionador Nacional Americano (M e F) - presença nos JO 1996

Ex-Treinador Principal de 2 equipas na Liga Sueca (M)

Ex-Treinador Principal da equipa - "Stavanger IF" - na Liga Norueguesa (M)

Actual “Personal Coach” dos Guarda-Redes da Danish Handball Association (M)

Actual Formador de Quadros Superiores em empresas


Mats Olsson (SWE)

294 internacionalizações pela Selecção Nacional Sueca

Eleito “Melhor Guarda-Redes do Mundo" em 1996 e 1997

Vencedor do Ech (1994) e Wch (1990) pela Selecção Nacional Sueca

Vencedor da European Cup EHF Champions League (1994), Cup Winners Cup (1990) e EHF Cup (1993) pelo clube Teka Santander

EHF Lecturer e Master Coach Actual “Personal Coach” dos Guarda-Redes da Selecção Nacional Norueguesa (F)

Actual Coordenador das Selecções Nacionais de Andebol

Actual Seleccionador Nacional Português (M)

Alberto Pardo (ESP)

Docente na Universidade Católica de Valência San Vicante Mártir

Doutorado pela Universidade de Valência em Ciências da Actividade Física e Desporto.

Segundo treinador da primeira equipa do Clube de Balonmano Mar Valencia (F)

Vencedor da Liga de "Division de Honor" (99/00, 00/01, 04/05)

Vencedor da "Copa de la Reina" (98/99, 99/00)

Vencedor da "European Cup Winners Cup" (99/00)

Vice-campeão da European Cup EHF Champions League" em 2002/2003

Paulo Sá (POR)

Treinador da equipa principal da ADA-Maia/ISMAI (M)

Docente de Andebol no Instituto Superior da Maia (ISMAI)

Autor de estudos sobre guarda-redes de andebol no Mestrado (FCDEF - UP), DEA e Doutoramento (U. Corunha)


domingo, 15 de março de 2009

Análise do fim de semana, a opinião dos técnicos!

JUNIORES
Aguardamos o comentário...

JUVENIS MASCULINOS
Não podemos deixar de referir algumas situações passadas na chegada ao pavilhão onde se realizou o jogo. Antes de mais, é importante salientar o facto de os jogadores terem de se equipar num corredor do pavilhão. Sim, corredor já que não havia nenhum balneário disponível, ficando um livre apenas no decorrer do nosso jogo. Um outro facto é que o campo de jogo estava livre para aquecimento apenas 15 minutos antes do início do jogo, não havendo nenhum outro espaço onde os jogadores pudessem fazer o seu aquecimento. Com isto, os árbitros não mostraram qualquer tolerância em relação à hora de início da partida. Por fim, mas não menos insólito, a falta de cordialidade de um árbitro da partida, que simplesmente disse não cumprimentar pessoas do nosso clube, recusando-se a fazê-lo na nossa chegada ao pavilhão e inclusive no protocolo inicial do jogo. Passado tudo isto, e assistindo os atletas a tudo o que se estava a passar, a sua resposta não poderia ser melhor. Mostraram uma atitude como ainda não tinham mostrado esta época. Foram muito superiores à equipa adversária. Apesar de alguns facilitismos defensivos, principalmente na 1ª parte, no ataque fomos devastadores, querendo sempre mais e mais, até ao último minuto da partida. Parabéns à equipa e um especial agradecimento da minha parte. Com isto, e com a vitória do Godim frente ao Vila Nova de Paiva por 35-17 (e não 39-17, como consta no portal da FAP), estamos finalmente em 1º lugar numa tabela classificativa esta época. No entanto, este lugar só fará sentido com a vitória do próximo domingo.

JUVENIS FEMININOS
Aguardamos o comentário...

INICIADOS
O jogo dos Iniciados foi marcado por duas partes e duas atitudes completamente distintas dos meus jogadores. A equipa entrou bem no jogo estando a ganhar por 4-0, conseguimos uma boa prestação defensiva, mas ofensivamente poderíamos ter dilatado a vantagem com que chegamos ao intervalo (19-16). Na segunda parte houve uma quebra da equipa, para além de não termos conseguido parar as acções ofensivas do adversário fomos igualmente ineficazes no nosso ataque, fruto do sistema defensivo apresentado pelos adversários na segunda parte. A equipa do Águas Santas estava completamente ao nosso alcance, fica o pressuposto de no jogo da segunda volta fazermos melhor. Podemos concluir deste jogo que os jogos não se ganham nos primeiros 30 minutos de jogo e os facilitismos saem caros, é preciso lutar até ao fim!

INFANTIS MASCULINOS
Este fim-de-semana, completou-se a 2ª (sábado) e 3ª (domingo) jornada respectivamente, cabendo à equipa do A.C.L. uma vitória contra o A.B.C. de Nelas e uma derrota perante a equipa favorita do Água Santas.
A equipa de Lamego bateu-se bem em ambos os jogos, mostrando-se frágil defensivamente perante os seus opositores. Se perante o nelas, o jogo ofensivo aliado a alguns contra-ataques bem delineados foram suficientes para garantir a vitória, perante uma equipa como o água santas muito bem organizada ofensivamente e defensivamente, a equipa de Lamego sentiu bastantes dificuldades, mas apesar dessas dificuldades o resultado (23-32), não espelha o equilíbrio que foi o jogo.
Perante estes factos e apesar de já se observar alguma evolução no jogo, ainda não é suficiente, por isso deixo aqui uma palavra amiga aos meus atletas, “que se treinarmos melhor do que temos feito nestas ultimas semanas e com ajuda e sacrifício de todos , seremos capazes de obter melhores resultados…..Força rapazes


INFANTIS FEMININOS
Aguardamos o comentário...





sexta-feira, 13 de março de 2009

Liga LPA - 18.ª Jornada - Resultados finais


ABC, 36 x Belenenses, 24

Sporting, 32 x Liberty S. Bernardo, 27

Águas Santas, 29 x Madeira SAD, 29

SC Horta, 25 x FC Porto, 27

Playout: SC Horta x Águas Santas (28/03/09)

Playoffs:

FC Porto x vencedor playout

SL Benfica x Liberty S. Bernardo

ABC x Sporting

Madeira SAD x Belenenses

Clica AQUI para consultar o esquema dos playoffs.

Clica AQUI para consultar o calendário dos jogos.


Classificação final da fase regular:

Clica AQUI para consultar todos os resultados e estatísticas



quarta-feira, 11 de março de 2009

1ª EDIÇÃO CAMPUS DE ANDEBOL - ESPINHO 2009


(clica na imagem para aumentar)

A primeira edição do Campus Andebol – Espinho 2009, pretende contribuir para a formação integral dos jovens participantes, no âmbito desportivo, humano e educativo.
Aliar o treino desportivo diário (sessões diárias com treinadores consagrados), com jogos competitivos, e muitas actividades complementares, num espírito de trabalho diário, mas também de divertimento, são estes os nossos objectivos principais.
Serão 5 dias de experiências únicas:
- sessões de treino diários com Treinadores consagrados do Andebol Português e Internacional;
- Jogos de Andebol Indoor, enquadrados no Torneio Interno do Campus de Andebol;
- Jogos de Andebol de Praia, enquadrados no Torneio Interno do Campus de Andebol;
- Presença nos treinos e nos jogos de atletas internacionais;
- Palestras com árbitros internacionais;
- Acção de Formação para Treinadores inscritos no Campus de Andebol;
- e Actividades Complementares como: Karting, Piscina, Karaoke, Actividades Radicais, Surf, Body Board, Futebol de Praia, Ténis de Praia, Voleibol de Praia, Cinema, etc…
- Festa de Encerramento e de troca de lembranças em Discoteca Oficial.
Em breve Regulamento do Campus de Andebol – Espinho 2009, informações sobre inscrições e outras novidades.

Iniciados Masculinos

O jogo é no próximo Sábado pelas 15:30H e apelo ao apoio de todos.

terça-feira, 10 de março de 2009

Encontro Nacional de Minis Masculinos - Processo de Inscrição

A data limite de inscrição termina a 15.04.2009. O Encontro Nacional de Minis Masculinos realiza-se de 02 a 05.07.2009.

O Encontro Nacional de Minis Masculinos é organizado pela Federação e A.A. Setúbal. De 02 a 05.07.2009, participam as equipas que concluam o processo de inscrição até 15.04.2009.

Para efectuar a inscrição da equipa, devem enviar a Ficha de Inscrição, que se encontra em anexo e disponível no Portal, uma foto de equipa para o e-mail encontrosnacionais@fpa.pt ou em suporte informático (CD ou disquete).

Todas as informações sobre o Encontro Nacional de Minis Masculinos encontram-se no Comunicado Oficial 81.

Para fazer download do Comunicado Oficial 81 clica AQUI
Para fazer download da ficha de inscrição clica AQUI

segunda-feira, 9 de março de 2009

Resultados do fim-de-semana / Opinião dos Técnicos!

JÚNIORES
Aguardamos o comentário...

INICIADOS MASCULINOS
Começou este fim de semana a segunda fase do nosso campeonato, fase essa que será extremamente difícil uma vez que só estão em competição as 12 melhores equipas nacionais.
Quem esteve presente no pavilhão facilmente percebeu a diferença abismal da constituição física dos atletas de ambas equipas, facto preponderante para o desfecho final do jogo.
A equipa entrou muito nervosa no jogo, acusando o facto de estar nestas andanças há pouco tempo e a falta de traquejo e maturidade para defrontar equipas do nível do FC Porto foi notória. O facto de o pavilhão estar extremamente cheio também poderá ter influenciado e pressionado os jogadores, facto a que têm de estar habituados pois fazem parte do espectáculo desportivo. Após uma primeira parte pouco característica, recordo que ao intervalo o resultado era 7 - 21 a favor do Porto, na segunda parte a equipa jogou mais descontraída e conseguiu bons momentos de Andebol. Parabéns ao FC Porto pela vitória, pois apresenta um conjunto de jogadores muito fortes, completada por um excelente guarda-redes. Na próxima semana frente ao Águas Santas também não se esperam facilidades e contamos proporcionar um bom espectáculo de Andebol.
Obrigado a todos os presentes que sempre acreditaram em nós e que nos apoiam desde o início do campeonato.

Não poderia deixar de manifestar o meu descontentamento com as opiniões maldosas que andam a circular, não só referentes aos iniciados mas a todos os escalões do Club, porque todos nós trabalhamos no sentido de fazer o melhor que podemos e que sabemos.





Conferência técnica de Andebol!

Irá realizar-se no dia 23 de Março pelas 21h em Vila Nova de Gaia uma conferência técnica de Andebol com alguns Seleccionadores Nacionais.

Para mais informações e inscrições contactar:
Luís Mortágua
tel: 966193914
email: luismortagua@hotmail.com


Torneio 4 Nações


As Juniores A de Portugal perderam por 22-19 com a selecção espanhola, na última ronda do Torneio das 4 Nações. Portugal classifica-se no 4º lugar do Torneio.



Portugal e Espanha deram por terminada a participação no Torneio das 4 Nações, na Alemanha, este domingo, num jogo muito disputado. Durante a primeira parte, a selecção nacional conseguiu um parcial de 4 golos, mas a Espanha recuperou e, ao intervalo, o marcador mostrava uma igualdade a 11 golos.

No decorrer da segunda parte, o jogo manteve-se muito equilibrado. Perto do final, devido a algumas falhas técnicas da selecção nacional, a Espanha conseguiu chegar à vitória.

"Fizemos uma excelente defesa, onde colocamos em prática tudo o que estava planeado. Estivemos bem ao nível do contra-ataque, apesar de ainda termos alguns problemas a corrigir em termos ofensivos", disse Luis Bentes, seleccionador nacional. "Basicamente o que causou este resultado foi o elevado número de falhas técnicas que cometemos - cerca de 15", referiu.

Portugal termina, assim, o Torneio das 4 Nações em 4º lugar, seguido da Espanha, em 3º. Em 2º lugar ficou a França e a Alemanha no 1º lugar, sagrando-se a selecção vencedora do Torneio das 4 Nações.

A selecção nacional de juniores A femininas alinhou e marcou da seguinte forma: Daniela Pereira e Andreia Pestana (GR), Karine Lopes, Teresa Santos (7), Vera Saraiva, Cláudia Correia (3), Ana Paula Costa, Maria F Suaré, Ana Marques, Maria Pereira (3), Solange Moreno, Soraia Lopes (1), Lisa Antunes, Cheila Santos, Renata Pereira (1) e Helena Côrro (4).

A comitiva nacional tem regresso marcado para Portugal esta segunda-feira.

Calendário e resultados dos jogos:

Sexta-feira, 06.03.2009
18h00, Altlandsberg - França : Espanha 23-21
20h00, Altlandsberg - Alemanha : Portugal 44-28 (21-8)

Sábado, 07.03.2009
15h00, Grünheide - Portugal : França 21-26 (9-11)
17h00, Grünheide - Espanha : Alemanha 19-30

Domingo, 08.03.2009
13h00, Altlandsberg - Espanha : Portugal 22-19 (11-11)
15h00, Altlandsberg - Alemanha : França 30-22

Classificação Geral
1º - Alemanha (6 pontos)
2º - França (4 pontos)
3º - Espanha (2 pontos)
4º - Portugal (0 pontos)

Fonte:FAP

sexta-feira, 6 de março de 2009

1º Bloco do 2º Curso de Treinadores de Grau 3



O 1º Bloco do 2º Curso de Treinadores de Grau 3 realiza-se em Rio Maior de 20 a 22 de Março.

Entre os inscritos encontram-se os seguintes técnicos do ACL:
- João Diogo
(Minis Femininos),
- Tiago Maravilha
(Juvenis Masculinos),
- Tiago Oliveira (Iniciados Masculinos).

A realização do curso coincide com o estágio da Selecção Nacional de Júniores A.

O programa oficial e a lista de participantes pode ser consultada AQUI.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Portugal joga com França a 19 de Março e Luxemburgo a 22 de Março


Na qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010, a Selecção Nacional A Masculina defronta a França, a 19 de Março, pelas 20h30, na Póvoa do Varzim e, em seguida, viaja para o Luxemburgo, onde joga a 22 de Março, pelas 18h45 locais. Os dois jogos são transmitidos em directo na RTP2.

A Selecção Nacional A Masculina dá início ao estágio, na Póvoa de Varzim, a 14 de Março, pelas 12h30, local onde a selecção vai estar a preparar a recepção à selecção francesa.

O jogo Portugal - França realiza-se no dia 19 de Março, quinta-feira, pelas 20h30, no Pavilhão Municipal da Póvoa do Varzim. O jogo é transmitido em directo pela RTP2 e pelo Portal do Andebol. Os bilhetes para o Portugal - França podem ser adquiridos brevemente em locais a designar atempadamente.

No dia 21 de Março, a comitiva nacional viaja para o Luxemburgo, onde Portugal joga com a selecção luxemburguesa no domingo, 22 de Março, pelas 18h45 locais (menos 1 hora em Portugal). Também este jogo é transmitido em directo na RTP2.

O enquadramento técnico é composto por Mats Olsson e Thomas Sivertsson (treinadores), Luis Pinto (fisioterapeuta), Augusto Roxo (médico) e José Casaleiro (secretário técnico).

Portugal faz parte do Grupo 6 de qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010, cuja Fase Final se realiza de 19 a 31 de Janeiro de 2010. A Selecção Nacional começou a qualificação da melhor maneira, ao vencer a Letónia, em casa e fora, por 33-31 e 25-31, respectivamente.

GRUPO 6

1ª Jornada
Letónia : República Checa - 31-34
Luxemburgo : França 21-30

2ª Jornada
- República Checa : França 32-29
- Luxemburgo : Letónia 23-31

3ª Jornada
- PORTUGAL : Letónia 33-31
- Luxemburgo : República Checa 24-35

4ª Jornada
- Letónia : PORTUGAL 25-31
- República Checa : Luxemburgo 30-19

Classificação Geral - Grupo 6
1º - República Checa (8 pontos)
2º - Portugal (4 pontos)
3º - França (2 pontos)
4º - Letónia (2 pontos)
5º - Luxemburgo (0 pontos)

Para conhecer a convocatória de Mats Olsson clica AQUI

Todas as informações sobre o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010 em www.ehf-euro.com/aut2010/mens-euro-2010.html

JOBRA - Da luta pela subida à " luta" pela continuidade‏


"A crise bateu à porta de um dos mais " cumpridores " clubes da região!
O fim inesperado do patrocinio, a conjectura social actual e as prioridades da instituição no que às actividades se refere, ditaram para já a suspensão dos treinos.
A equipa que teve uma excelente prestação na 1ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão, e que se preparava parta "atacar" a subida à 1ª, depara-se com um panorama muito negro e a extinção da equipa sénior, é um dos cenários mais previsiveis.
Aguardamos pelos próximos capitulos"

Publicado por
Sapo em www.setemetros.com

quarta-feira, 4 de março de 2009

Tragédia no Andebol!

Sebastian Faisst, jogador de andebol, morreu nesta terça-feira, durante um jogo entre a selecção de sub-21 da Alemanha, que representava, e a congénere da Suíça.

A tragédia ocorreu ao 14º minuto de jogo. Faisst recuava para a defesa, depois de um golo da sua equipa, e caiu inanimado no chão, sem ninguém por perto. Os médicos tentaram reanimá-lo, durante uma hora, mas sem sucesso. Kurt Steuer, responsável clínico da selecção alemã, adiantou a suspeita de uma morte provocada por uma hemorragia cerebral.

Faisst, que completava 21 anos no próximo sábado, era considerado um dos jogadores mais promissores do andebol alemão. O clube que representava era o TSV Dormagen.

Fonte: MaisFutebol

segunda-feira, 2 de março de 2009

Divulgação!

Obrigado pela permissão de escrever no blog.
Vou ser eu o primeiro :) .. Aqui fica a divulgação do cartaz desse excelente jogo que se realizará no próximo Sábado pelas 15:30H no Álvaro Magalhães.
Apelo ao apoio de todos, que façam muito barulho em prol do andebol e do ACL claro, neste que será certamente um jogo de emoções, onde o meu coração vai estar dividido (estou a brincar)!




Técnicos com acesso ao blog!



Técnicos do Club:
Foram-vos enviadas
permissões, via email, para que também vocês escrevam notícias no blog, relacionadas com o vosso escalão.

Será necessário criar uma conta google (gmail) para poderem fazer log in.

Se for necessário enviar convites para a criação de contas no gmail solicitem através no nosso mail b4nc4d4n4scente@gmail.com

Caso não tenham recebido o mail com o convite para poderem aceder ao blog por favor informem-nos. Qualquer dúvida não hesitem em contactar-nos.

Contamos com a vossa participação neste espaço que é de todos.

domingo, 1 de março de 2009

Análise do fim de semana, a opinião dos técnicos!


JÚNIORES
Aguardamos o comentário...


JUVENIS MASCULINOS
Depois de não competirem há quase dois meses, os juvenis começaram finalmente a fase complementar do seu campeonato, vencendo a equipa de Vila Nova de Paiva. Na 1ª parte apresentámos um andebol muito superior ao adversário e mesmo não estando ao nosso melhor nível principalmente na defesa, ao intervalo já vencíamos por 12 golos. O que tem vindo a ser treinado foi aplicado no jogo pelos atletas e a diferença no resultado foi-se construindo naturalmente. Na 2ª parte, por pura falta de atitude, como os próprios atletas assumiram, o nível de jogo foi muitíssimo inferior, apresentando alguns momentos de mau andebol, com erros muito infantis. Isto permitiu ao adversário discutir connosco a 2ª parte, mantendo-se a diferença do marcador nos 12 golos. Os meus parabéns aos jogadores pela boa entrada no jogo e na fase complementar. Para os próximos jogos, será preciso mais do que 30 minutos de bom andebol. É pena que tenhamos de esperar mais 2 semana para voltar a competir.

INFANTIS MASCULINOS
No passado fim-de-semana, iniciou-se a 2ª fase do nacional de infantis, tendo o A.C.L., viajado até S. Tirso para jogar com a equipa da casa. O encontro começou de maneira emotiva com ambas as equipas a mostrarem-se muito bem a nível defensivo, a procurarem o contra-ataque, mas os guarda-redes nesta fase do encontro a mostrarem-se concentrados fazendo a diferença para ambas as equipas. Por isso não é de espantar um 11-12 ao intervalo, mostrando equilíbrio na partida como nota dominante. Na segunda parte tudo mudou, a equipa lamecense que se viu em inferioridade numérica logo no inicio da segunda parte, permitiu que os da casa dessem um parcial de 3-0, facto que se tornou preponderante, pois a equipa de Lamego nunca mais conseguiu igualar a partida, apesar de emotiva e com erros grosseiros da equipa de arbitragem, a equipa mostrou estar à altura para os desafios futuros, tendo que entrar sem medo de disputar cada lance como se fosse o ultimo. O jogo veio a terminar com um 29-26 final.
Bravo guerreiros de Lamego. Não desanimem, o campeonato está a começar e há muitos jogos pela frente para aprender.
Força A.C.L