terça-feira, 30 de junho de 2009

Festa Final de Encerramento do Projecto Piloto Andebol Infantil


Veja as melhores imagens da Festa Final de Encerramento do Projecto Piloto Andebol Infantil, realizada no passado dia 20 de Junho, no Estádio Municipal de Fafe, onde o ACL participou com 4 equipas.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vencedores das provas nacionais 2008/ 2009


Lista dos vencedores nas provas nacionais 2008/ 2009:

MASCULINOS

CN 1ª Divisão Seniores - Desportivo Francisco Holanda
CN 2ª Divisão Seniores - ISAVE
CN 3ª Divisão Seniores - CD Paço de Arcos
Taça de Portugal - ABC Braga Andebol Sad
Taça Presidente da República - CF Belenenses
CN Juniores 1ª Divisão - CF Belenenses
CN Juniores 2ª Divisão - FC Gaia
CN Juvenis 1ª Divisão - ABC Braga Andebol Sad
CN Juvenis 2ª Divisão - EA Moimenta da Beira
CN Iniciados 1ª Divisão - DF Holanda
CN Iniciados 2ª Divisão - A. Ac. S. Mamede
CN Infantis - ABC Braga Andebol Sad
TN Selecções Regionais Iniciados - A.A. Braga
TN Selecções Regionais Infantis - A.A. Braga


FEMININOS

CN 1ª Divisão Seniores - Madeira Sad
CN 2ª Divisão Seniores - CS Juventude Mar
Taça de Portugal - Madeira Sad
Supertaça - Madeira Sad
CN Juniores - Colégio João Barros
CN Juvenis - Maiastars
CN 1ª Divisão Iniciadas - JAC Alcanena
CN 2ª Divisão Iniciadas - CS Juventude Mar
CN Infantis - AD Sanjoanense
TN Selecções Regionais Iniciados - A.A. Aveiro


Nota
CN - Campeonato Nacional
TN - Torneio Nacional

Selecção Nacional A Masculina participa em torneio no Brasil


A Selecção Nacional viaja dia 1, quarta-feira, para o Brasil.

A Selecção Nacional A Masculina realiza o último estágio e torneio desta época de 1 a 6 de Julho, no Brasil.

A comitiva nacional, composta por 14 convocados (convocatória em anexo) e por Mats Olsson (seleccionador nacional), Luis Pinto (fisioterapeuta), José Casaleiro (secretário técnico), Dr. Augusto Roxo (médico) e Ulisses Pereira (chefe de comitiva), concentra-se na terça-feira, 30 de Junho, pelas 22h30, no Hotel Campo Grande, para no dia seguinte viajar para o Brasil.

Portugal participa, até dia 6, num torneio em S. Paulo. O calendário de jogos será divulgado brevemente.

Fonte:FAP

ABC reconquista Taça de Portugal


A Taça de Portugal foi, novamente, conquistada pelo ABC Braga Andebol Sad, que venceu o FC Porto, na final, por 26-30.


O ABC conquistou, este domingo, em Lagoa, a 10ª Taça de Portugal, troféu que conquista pelo segundo ano seguido, já que o FC Porto e ABC Braga Andebol Sad reeditaram a final da época passada, disputada no Pavilhão Desportivo Francisco de Holanda, em Guimarães, e em que o ABC venceu por 32-26.

O Pavilhão Municipal Desportivo Jacinto Correia voltou a encher para assistir à Final, dirigida pela dupla de arbitragem António Goulão / Paulo Silva.

O FC Porto entrou melhor no jogo (2-0) e esteve na frente do marcador desde o início do jogo (4-1 aos cinco minutos) até aos 20 minutos, altura em que o ABC chegou ao empate (8-8), passando logo em seguida para a frente com um golo de José Costa. Mas depressa o FC Porto recuperou e voltou a estar no comando do marcador e, ao intervalo, ganhava por 14-12.

No recomeço no jogo, foi o ABC quem esteve melhor e marcou 5 golos sem resposta do FC Porto, adiantando-se no marcador. A equipa portista voltou a recuperar e, aos quinze minutos da segunda parte, o marcador mostrava 15-15. No minuto seguinte, o ABC passou para a frente do marcador e não voltou a estar em desvantagem até ao final do jogo (aos 26 minutos o resultado era 22-27). A final da Taça de Portugal terminou com a vitória do ABC Braga Andebol Sad por 30-26.

O treinador vencedor da Taça de Portugal, Jorge Rito, começou por afirmar que: "Eu acho que o jogo foi tipicamente uma final, ou seja, teve momentos em que houve uma equipa que dominou mais, teve outros momentos em que foi a outra equipa a dominar. Nós começámos muito mal no jogo, na primeira parte, em termos ofensivos, fomos demasiado passivos e não conseguimos criar momentos para perturbar a defesa do Porto e eles, sem grandes incomodos, conseguiram sempre resolver todas as nossas propostas de ataque. Na segunda parte corrigimos muitas coisas, aliás fizemos um parcial logo no início da segunda parte e passámos para a frente e isso foi numa altura muito importante, também do ponto de vista psicológico porque aí os jogadores acreditaram ainda mais que era possível ganhar esta Final. Aí foi o ponto de viragem." Para Jorge Rito, "No fundo, era aquilo que queríamos: primeiro garantir uma competição europeia, e conseguimos isso ontem, já tínhamos 50% do trabalho feito, faltava-nos o resto, que era ganhar a Taça."

"Nós perdemos o jogo no início da segunda parte", começou por dizer Carlos Resende, treinador do FC Porto. "Fizemos uma primeira parte muitíssimo boa, a liderar sempre, e poderíamos ter liderado ainda um pouco mais, e entrar na segunda parte, com mais um atleta, e sofrer um parcial de 0-5, a ganhar 14-12, condicionou-nos todo o jogo e, a partir daí, fizemos aquilo que ainda não tínhamos feito: ficar intranquilos e quando se anda a correr atrás de um resultado e muitas vezes não com o máximo de lucidez, o risco acaba por ser maior ainda", afirmou.

No final do jogo, houve lugar à cerimónia de entrega dos prémios: António Galambas, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Andebol Portugal entregou as medalhas às equipas de arbitragem e a equipa vencedora, ABC Braga Andebol Sad e a equipa vencida, FC Porto, receberam as Taças e as Medalhas pelas mãos de Dr. José Inácio Eduardo, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e Henrique Torrinha, Presidente da Federação de Andebol de Portugal.

Fonte:FAP

ABC Braga Andebol Sad é Campeão Nacional Infantis Masculinos


Os Infantis Masculinos do ABC Braga Andebol Sad venceram os cinco jogos da Fase Final, que terminou este domingo na Póvoa de Lanhoso.

O 2º classificado é o ADC Benavente, com 11 pontos, seguido do ISAVE, com os mesmos pontos; em quarto lugar ficou Académico CD Funchal (9 pontos), em quinto AA Águas Santas (7 pontos) e em sexto lugar, o CF Belenenses (7 pontos).

Os jogos da Fase Final do Campeonato Nacional de Infantis Masculinos começaram na passada quinta-feira, 25 de Junho, na Póvoa de Lanhoso e terminaram este domingo, 28 de Junho.

Os Infantis Masculinos do ABC Braga Andebol Sad sagraram-se Campeões Nacionais, com cinco vitórias em outros tantos jogos.

Todos os resultados, classificações e boletins de jogo completos podem ser consultados no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.

Fonte:FAP

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Tiradas as dúvidas para a época 09/10

Clubes Participantes nas Competições Nacionais Fixas - Época 2009 / 2010







(clica nas imagens para aumentar)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

ACL já tem direcção!


António Manso foi reeleito para mais dois anos à frente dos destinos do Andebol Club de Lamego, no passado dia 18 de Junho. A lista foi votada por unanimidade.

O segredo da longevidade desta liderança, António Manso diz não existir, apenas uma grande paixão pela modalidade e a vontade de proporcionar aos mais novos uma oportunidade de praticar desporto.

Há 19 anos à frente dos destinos do clube de andebol, António Manso assegura que tudo tem feito ao seu alcance para melhorar as condições de trabalho de jogadores e técnicos. A sua modéstia não lhe permite dizer, mas é unânime nos meandros desportivos da região, que este presidente vê no andebol uma forma de estar na vida e uma forma de servir a sua comunidade. Na sede do clube são bem visíveis os troféus, diplomas, medalhas - provas do empenho de atletas, dirigentes e pais que Manso faz questão de agradecer.

Em entrevista ao Douro Hoje, António Manso assume que o Andebol Club de Lamego conseguiu atingir os objectivos a que se propôs no início da época. Ao longo desta época 8 treinadores qualificados pela FAP conseguiram levar os vários escalões a atingir excelentes resultados. E em equipa que ganha não se mexe, diz o ditado.

Pavilhão sempre cheio

Aos fins-de-semana o Pavilhão Álvaro Magalhães estremece com os apoiantes da equipa de Lamego. Sinal de que a cidade sempre apoiou o ACL e acredita no valor dos seus jogadores, técnicos e dirigentes.

António Manso assume que “a ida para o Pavilhão Álvaro Magalhães teve só vantagens”, frisando que “nos deu também visibilidade, e tivemos também uma adesão muito grande de público a ver os jogos e que em 80% dos jogos o Pavilhão estava cheio originando a frase “ o Inferno de Lamego”.

Para além de quererem atingir bons resultados, o Andebol Club de Lamego pretende “trabalhar mais a formação para que tenhamos grandes atletas e os mesmos a disputar os melhores campeonatos nacionais”.

Biénio 2009/2010

A lista recentemente levada a votos conta na assembleia-geral com António Ferreira, José Manso, Artur Simal, António Osório. No Conselho Fiscal António Lourenço, Jorge Lobão, José Peixoto. A direcção de António Manso tem como vice-presidente Rui Ribas, Jaime Lopes. Conta ainda com Manuel Oliveira, José António Peixoto, Laurindo Lopes, Pedro Almeida, Manuel Silva, José Xavier, Manuel Cardoso, Joaquim Rodrigues, José Emanuel Pinto, Idalina Ferreira, António Barradas, Acácio Botelho e Joaquim Pereira Neves.

Fonte: DouroHoje

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Macron SPA e Federação prolongam patrocínio por mais dois anos


O contrato foi renovado esta quarta-feira, 24 de Junho de 2009.

Foi renovado hoje, por mais dois anos, entre a Macron SpA e a Federação de Andebol de Portugal o Contrato de Patrocínio, que define a Macron como fornecedor oficial dos equipamentos das Selecções Nacionais de Andebol.

As Selecções Nacionais vão continuar a utilizar o vestuário e equipamentos desportivos da Macron, assim como as Bolas Macron se mantêm como sendo as Bolas Oficiais dos Campeonatos Nacionais e Torneios da Federação.

O Contrato foi assinado pelo Chief Executive Officer da Macron SpA, Gianluca Pavanello e por Filipa Santos, da Direcção de Marketing da Federação e Miguel Fernandes, Director-Executivo da Federação.

Fonte:FAP

terça-feira, 23 de junho de 2009

Nasce o Clube Desportivo Xico Andebol no lugar do D.F.H.


Os associados do Desportivo Francisco de Holanda aprovaram, por unanimidade, a cedência dos direitos desportivos ao novel Clube Desportivo Xico Andebol, liderado por Paula Ferrão.

A proposta foi discutida esta noite numa Assembleia Geral Extraordinária em que estiveram presentes cerca de três dezenas de associados. A discussão foi pacífica, com Almor Vaz a explicar as razões do surgimento desta solução.
Na prática, os sócios do Desportivo Francisco de Holanda aprovaram “a cisão e transferência dos direitos de participação desportiva das suas equipas de andebol à associação Clube Desportivo Xico Andebol”, bem como “a cedência e utilização de espaço e instalações desportivas do seu pavilhão gimnodesportivo.” As respectivas cedências serão formalizadas “através de um documento escrito” tendo sido mandatados pela Assembleia Almor Vaz e Carlos Jordão da Silva. Esta mudança ficou a dever-se, essencialmente, “à situação de impasse directivo em que se encontra o Desportivo Francisco de Holanda” e “aos problemas que tal situação provoca, mormente no âmbito desportivo e administrativo.”


Almor Vaz resignado

Almor Vaz foi pragmático no final da Assembleia Geral. “Tínhamos de optar por esta solução”, disse. “Estou cá há muito tempo, estou exausto e o último ano foi muito penoso. Não direi que é uma derrota para mim, não me sinto inferiorizado pelo trabalho que fiz. No entanto, não me sinto totalmente realizado porque não consegui cumprir todos os objectivos, não é só a vertente desportiva que conta."


Paula Ferrão promete “manter a mesma filosofia”

A presidente do Clube Desportivo Xico Andebol promete “manter a mesma filosofia” do Desportivo Francisco de Holanda. Paula Ferrão assegurou que “vamos seguir o mesmo caminho, com os mesmos objectivos. Assumimos esta missão porque estamos a pensar nos nossos filhos, nos miúdos do Francisco de Holanda. Se o clube acabasse, o que iria ser destes atletas? Pensamos muito nestes meninos, não queremos que andem por aí na rua. Decidimos abraçar este projecto e vamos ver o que vai dar.”

Fonte:Guimarães Digital

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Final Four da Taça de Portugal em Lagoa este fim-de-semana


As meias-finais disputam-se sábado e a final realiza-se domingo. Todos os jogos são transmitidos, em directo, na RTP2.

ABC Braga Andebol Sad, AM Madeira Sad, FC Porto e SL Benfica disputam a Final Four da Taça de Portugal, no próximo fim-de-semana, em Lagoa.

As meias-finais, AM Madeira Sad : FC Porto (15h05, RTP2) e ABC Braga Andebol Sad : SL Benfica (17h00, RTP2), realizam-se no sábado, 27 de Junho, no Pavilhão Municipal Jacinto Correia, em Lagoa.

Os vencedores das meias-finais disputam a final da Taça de Portugal, no domingo, 28 de Junho, pelas 17h00, também no Pavilhão Municipal Jacinto Correia. As duas meias-finais e a final são transmitidos, em directo, na RTP2.

Fonte:FAP

AD Sanjoanense sagra-se Campeão Nacional de Infantis Femininos


A Fase Final do Campeonato Nacional de Infantis Femininos terminou este domingo, na Maia.

A equipa de Infantis Femininos revalidou, este domingo, o título de Campeão Nacional. A AD Sanjoanense venceu todos os jogos - cinco - da Fase Final, que decorreu de quinta-feira a domingo, no Pavilhão Municipal da Maia.

Em 2º lugar terminou o Académico CD Funchal (13 pontos), em 3º lugar o JAC-Alcanena (10 pontos), seguido do CP Valongo do Vouga em 4º lugar com os mesmos pontos, no 5º lugar ficou o Maiastars (7 pontos) e em 6º lugar ficou o CDC Albufeira, com 5 pontos.

Fonte:FAP

domingo, 21 de junho de 2009

Mats Olsson pode ficar até 2012


Seleccionador nacional revela acordo com a Federação.

Mats Olsson, seleccionador nacional, revelou este sábado, no final do jogo frente à Rep. Checa, que tem um “acordo verbal” com a Federação Portuguesa de Andebol para prolongar o seu contrato até 2012.

“Há um acordo verbal para renovar e, por isso, o meu futuro é em Portugal”, afirmou o técnico da equipa das quinas.


Fonte:SCN


Qualificação Campeonato Europa Áustria 2010: Portugal despede-se com vitória sobre a República Checa


Portugal venceu, este sábado, a República Checa por 31-28, em jogo da oitava e última jornada do Grupo 6 da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010. Uma vitória que brindou o muito público que lotou por completo o Multiusos de Fafe, mas que – sabia-se antecipadamente – não foi suficiente para a equipa lusa "visar" o passaporte para o europeu.


Para a derradeira partida do Grupo 6, e frente a uma República Checa com um grupo de jogadores muito renovado - se comparado com o que há poucos dias derrotou Portugal (30-26) em Plzen - o seleccionador nacional prescindiu de Dario Andrade, David Tavares, Bosko Bjelonovic e Bruno Moreira e chamou ao sete inicial, o guarda-redes Hugo Laurentino e o jovem lateral esquerdo Nuno Grilo, embora que apenas nas funções atacantes. Portugal fazia três substituições "defesa x ataque’", o que, sob o calor abrasador que se fazia sentir no pavilhão e frente a uma equipa muito rápida na reposição de bola, causou sérias dificuldades.

Passados os primeiros minutos em que as defesas estiveram bem melhor que os ataques, Portugal chegou à primeira vantagem de quatro golos aos sete minutos (5-1).

Do outro lado, o ataque da República Checa mostrou-se pouco inspirado, às vezes até, displicente. Daí que o resultado ao intervalo (14-9) só surpreendesse quem não esteve no Multiusos de Fafe.

Para o segundo tempo, o seleccionador procedeu a algumas alterações, passando a utilizar Tiago Rocha na posição de pivô e Eduardo Salgado a atacar do lado direito. A República Checa até recomeçou melhor mas rapidamente Portugal voltou a colocar a diferença no marcador em cinco golos, à passagem do minuto 39 (19-14). Alguns erros sucessivos do ataque luso permitiram à formação checa o número de contra-ataques suficientes para se começarem a aproximar no marcador. A 15 minutos do fim, o marcador mostrava que o jogo estava em aberto (23-22), mas os minutos finais mostraram uma equipa checa mais feliz e um pouco mais fresca.

No final do jogo, Mats Olsson disse: “Tínhamos vários objectivos para este jogo e um deles era ganhar por cinco. Não conseguimos cumprir esse objectivo…. Queríamos provar, por números que poderíamos ser apurados, mas só vencemos por três. Acabei de sair do balneário onde dei os parabéns aos jogadores pelo trabalho que fizeram num jogo difícil, sob vários sentidos. Embora a República Checa viesse com uma equipa jovem, há que reconhecê-lo, mas, como disse o seu treinador, muitos destes jogadores estão a tentar entrar nas suas opções para o europeu para o qual já estavam previamente apurados. Era uma motivação extra. No nosso caso, já estávamos afastados do ‘europeu’, mas mesmo assim os jogadores fizeram um excelente trabalho para estarem moralizados para o jogo. A equipa cumpriu bem, num pavilhão muito quente. E há que reconhecer que não temos muitos jogadores que façam as posições de ataque e defesa. Fábio Magalhães e Carlos Carneiro são praticamente os únicos. E fazer tantas substituições ‘defesa x ataque’ frente a uma equipa que joga muito rápido, torna-se difícil e proporciona o contra-ataque do adversário, que usa esse argumento como arma letal. Ainda estamos muito longe da França, mas estamos muito perto da República Checa, tal como da Sérvia ou Eslováquia, por exemplo O que falta? Muita competição, muitos torneios como este em que é preciso fazer quatro jogos em 10 dias, com viagens pelo meio”
Fábio Magalhães: “E sempre gratificante participar nestes jogos da selecção ‘A’. Era um jogo muito difícil. Já sabiamos que não seríamos apurados deitou-nos um pouco abaixo e estava muito calor no pavilhão. Defendemos muito bem na primeira parte, depois tentamos jogar mais rápido e cometemos muitas falhas”.

Jiri Mika (treinador da República Checa): “Trouxemos uma equipa nova mas encarámos este jogo com muito respeito. Era um jogo muito importante, que me deu possibilidades de ver em acção um grupo de jogadores que habitualmente não é muito utilizado. Estou satisfeito com o jogo e com o resultado”.

Clica AQUI para consultar o boletim de jogo

Fonte:FAP

CD Paço de Arcos é Campeão Nacional 3ª Divisão Seniores Masculinos


O CD Paço de Arcos sagrou-se, este sábado, Campeão Nacional da 3ª Divisão de Seniores Masculinos.

Após a vitória sobre o CD Lousanense, na 1ª mão da Final do Campeonato Nacional 3ª Divisão Seniores Masculinos, por 27-25, em jogo disputado no passado dia 14 de Junho, na Lousã, o CD Paço de Arcos voltou a vencer a 2ª mão da Final, desta feita por 29-20, conquistando assim o título nacional da 3ª Divisão.

A 2ª mão da Final teve lugar no Pavilhão Jesus Correia, em Paço de Arcos, ao final da tarde de sábado, 20 de Junho.

O boletim de jogo está disponível no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.

Fonte:FAP

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Portugal recebe a República Checa este sábado em Fafe


O último jogo a contar para a Qualificação para o Campeonato da Europa é já no próximo sábado, 20 de Junho, em Fafe, no Pavilhão Multiusos (17h00 - RTP2), onde Portugal recebe a República Checa.

A comitiva nacional já regressou de Nice, onde, na passada quarta-feira, jogou com a França.

No sábado, pelas 17h00, no Pavillhão Multiusos de Fafe, Portugal recebe a selecção da República Checa, naquele que é o último jogo a contar para a Qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010.

Os bilhetes (5€) para assistir a este jogo, que também é transmitido, em directo, na RTP2, podem ser adquiridos, a partir de quinta-feira, 18 de Junho, nos seguintes locais:

- Pavilhão Municipal de Fafe;
- Pavilhão Desportivo Francisco de Holanda;
- Associação de Andebol de Braga;

No sábado, dia do jogo, os bilhetes podem também ser adquiridos no local do jogo - Pavilhão Multiusos de Fafe.


GRUPO 6 - Calendário e Resultados

1ª Jornada
Letónia : República Checa - 31-34
Luxemburgo : França 21-30

2ª Jornada
- República Checa : França 32-29
- Luxemburgo : Letónia 23-31

3ª Jornada
- PORTUGAL : Letónia 33-31
- Luxemburgo : República Checa 24-35

4ª Jornada
- Letónia : PORTUGAL 25-31
- República Checa : Luxemburgo 30-19

5ª Jornada
- Letónia : Luxemburgo 31-29
- Portugal : França 24-31

6ª Jornada - 22.03.09
- França : Letónia 34-22
- Luxemburgo : Portugal 26-33

7ª Jornada - 10.06.2009
- República Checa : Portugal 30-26
- França : Luxemburgo 35-18

8ª Jornada - 13 e 14.06.2009
- Portugal : Luxemburgo 33-22
- França : República Checa 32-25

9ª Jornada - 17.06.2009
- França : Portugal 36-23
- República Checa: Letónia 41-29

10ª Jornada - 20 e 21.06.2009
- Portugal : República Checa (20.06.09, 17h00, RTP2)
- Letónia : França (21.06.09)

Classificação Geral - Grupo 6
1º - França (12 pontos)
2º - República Checa (12 pontos)
3º - Portugal (8 pontos)
4º - Letónia (4 pontos)
5º - Luxemburgo (0 pontos)

Todas as informações sobre o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010 em www.ehf-euro.com/aut2010/mens-euro-2010.html

Fonte:FAP

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Estágio Final da Selecção Nacional Detecção Talentos Masculinos de 1 a 5 de Julho

O Centro de Estágio da Cruz Quebrada é o local onde vai decorrer o Estágio Final da Selecção Nacional Detecção Talentos Masculinos.

Os 24 convocados, que podem ser consultados aqui em anexo, e a equipa técnica concentram-se na Estação do Oriente, em Lisboa, pelas 12h30 de 1 de Julho, quarta-feira, para se instalarem no Centro de Estágio da Cruz Quebrada.

O enquadramento técnico é composto pelos treinadores Helena Serafim e Dragoslav Punosevac e o fisioterapeuta José Teixeira.

Os treinos da Selecção Nacional Detecção Talentos Masculinos vão ter lugar no Pavilhão dos Esteiros, para onde estão programados os seguintes treinos:

Dia 01.07.2009 – 19h00-20h30

Dia 02.07.2009 –9h00-11h00 e 15h30-17h30

Dia 03.07.2009 –10h00-12h00 e 17h30-19h30

Dia 04.07.2009 – 10h00-12h00 e 17h30-19h30

Dia 05.07.2009 – 10h00-12h00

Entre os convocados está o João Taveira, atleta dos infantis/iniciados. Parabéns João por este prémio e boa sorte para os treinos.

Clica AQUI para consultar a lista de convocados para o treino Selecçao Nacional Detecção de Talentos

Resultado do sorteio dos Torneios de Qualificação da EHF Champions League 2009/10


O sorteio dos Torneios de Qualificação para a EHF Champions League Masculinos e Femininos 2009/10 realizou-se na manhã de quinta-feira, 18 de Junho, na sede da EHF, em Viena.

Na Qualificação para a Champions League Masculina, o FC Porto ficou no Grupo 4, com TATRAN Presov (Eslováquia) e KS Vive Kielce (Polónia).

Os jogos dos Torneios de Qualificação - Champions League Masculina realizam-se de 4 a 6 de Setembro de 2009.

No que diz respeito ao apuramento para a Champions League Feminina, o Madeira Andebol Sad ficou colocado no Torneio de Qualificação 1 - Grupo B, com Maliye Milli Piyango SK (Turquia) e T+A/VOC Amsterdam (Holanda).

Os jogos do Torneio de Qualificação 1 - Champions League Feminina também vão ter lugar de 4 a 6 de Setembro.

O resultado completo do sorteio é o seguinte:

Torneio de Qualificação - EHF Champions League Masculina

GRUPO 1
HC Vardar PRO - Skopje
HC Dinamo-Minsk
Besiktas JK
HC Buducnost Podgorica

GRUPO 2
ZTR Zaporozhye
A.C. PAOK
SPE Strovolos

GRUPO 3
Fyllingen Handball
A1 Bregenz
RK Partizan Si&Si

GRUPO 4
TATRAN Presov
KS Vive Kielce
FC Porto

GRUPO Q (Wild Card)
Reale Ademar
Celje Pivovarna Lasko
TBV Lemgo
Kadetten Handball

Torneio de Qualificação 1 - EHF Champions League Feminina

GRUPO A
AC Ormi-Loux Patras
ORK Vrnjacka Banja
HC Sassari
LC Brühl Handball

GRUPO B
Maliye Milli Piyango SK
Madeira Andebol SAD
T+A/VOC Amsterdam

Torneio de Qualificação 2 - EHF Champions League Feminina

GRUPO 1
C.S. Rul.-Urban Brasov
Byasen HE
SPR Lublin SSA
2º classificado TQ1 Grupo A

GRUPO 2
Zvezda Zvenigorod
RK Olimpija
SKP Bratislava
2º classificado TQ1 Grupo B

GRUPO 3
Budapest Bank FTC
FCK Handbold
HC "Smart"
Vencedor TQ1 Grupo A

GRUPO 4
Aalborg DH
Balonmano Parc Sagunto
Metz Handball
Vencedor TQ1 Grupo B

O direito de organização dos Torneios de Qualificação foi, também, decidido por sorteio para todas as competições. O resultado foi o seguinte:

EHF Champions League Masculina

Torneios de Qualificação
1º direito: Vardar (MKD), PAOK (GRE), Fyllingen (NOR), Presov (SVK)
2º direito: Buducnost (MNE), Strovolos (CYP), Bregenz (AUT), Kielce (POL)
3º direito: Minsk (BLR), Zaporozhye (UKR), Partizan (SRB), Porto (POR)
4º direito: Besiktas (TUR)

Wild Card - Torneio de Qualificação:
1º direito: Reale Ademar (ESP)
2º direito: Celje (SLO)
3º direito: Lemgo (GER)
4º direito: Kadetten (SUI)

EHF Champions League Feminina

Torneio de Qualificação 1
1º direito: Brühl (SUI), Milli Piyango (TUR)
2º direito: Ormi Patras (GRE), Amsterdam (NED)
3º direito: Sassari (ITA), Madeira (POR)
4º direito: Vrnjacka Banja (SRB)

Torneio de Qualificação 2
1º direito: Lublin (POL), Bratislava (SVK), Smart (UKR), Metz (FRA)
2º direito: Byasen (NOR), Olimpija (SLO), FCK Handbold (DEN), Sagunt (ESP)
3º direito: Brasov (ROU), Zvenigorod (RUS), FTC (HUN), Aalborg (DEN)
4º direito: Winner Group A and B, 2nd ranked Group A and B

As datas de realização das provas são:
Torneios de Qualificação - EHF CL Masculinos - 4-6 Setembro 2009
Torneio de Qualificação 1 - EHF CL Femininos: 4-6 Setembro 2009
Torneio de Qualificação 2 - EHF CL Femininos: 2-4 Outubro 2009

Fonte:FAP

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Qualificação Campeonato Europa Áustria 2010: França mais forte que Portugal


A Selecção Nacional A Masculina perdeu o jogo da 9ª jornada de Qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010. Em Nice, a França venceu por 36-23.

Portugal jogou com a França em jogo realizado no final da tarde de quarta-feira, 17 de Junho, em Nice e dirigido pela dupla Gregorio Muro San Jose / Alfonso Rodriguez Murcia (Espanha).

A selecção francesa, actual campeã olímpica e campeã do mundo, entrou a ganhar desde os minutos iniciais do jogo e adiantou-se no marcador durante a primeira parte, sem que Portugal conseguisse recuperar e equilibrar o resultado. No final da primeira parte, a França ganhava por 22-10.

No segundo tempo, a Selecção Nacional entrou melhor no jogo e Portugal e França disputaram um jogo mais equilibrado, sem que, no entanto, a Selecção Nacional conseguisse miminizar a diferença no marcador. A França venceu por 36-23.

Com esta derrota e, uma vez que a República Checa também venceu, esta quarta-feira, a Letónia (41-29), Portugal falha assim o apuramento para a Fase Final do Campeonato da Europa, de 19 a 31 de Janeiro de 2010, na Áustria. Desta forma, do Grupo 6, estão apuradas as selecções da França e da República Checa.

O último jogo a contar para a Qualificação para o Campeonato da Europa será já no próximo sábado, 20 de Junho, em Fafe, no Pavilhão Multiusos (17h00 - RTP2), onde Portugal recebe a República Checa.

Por Portugal, alinharam e marcaram Hugo Figueira e Hugo Laurentino (GR), Carlos Carneiro (5), Fábio Magalhães, Claudio Pedroso (2), Inácio Carmo (1), Bosko Bjelanovic, João Lopes, Álvaro Rodrigues, Nuno Pereira (2), David Tavares (9), Dario Andrade (2), José Costa (2) e Tiago Rocha. De fora da convocatória, ficaram Ricardo Moreira e Pedro Solha.

GRUPO 6 - Calendário e Resultados

1ª Jornada
Letónia : República Checa - 31-34
Luxemburgo : França 21-30

2ª Jornada
- República Checa : França 32-29
- Luxemburgo : Letónia 23-31

3ª Jornada
- PORTUGAL : Letónia 33-31
- Luxemburgo : República Checa 24-35

4ª Jornada
- Letónia : PORTUGAL 25-31
- República Checa : Luxemburgo 30-19

5ª Jornada
- Letónia : Luxemburgo 31-29
- Portugal : França 24-31

6ª Jornada - 22.03.09
- França : Letónia 34-22
- Luxemburgo : Portugal 26-33

7ª Jornada - 10.06.2009
- República Checa : Portugal 30-26
- França : Luxemburgo 35-18

8ª Jornada - 13 e 14.06.2009
- Portugal : Luxemburgo 33-22
- França : República Checa 32-25

9ª Jornada - 17.06.2009
- França : Portugal 36-23
- República Checa: Letónia 41-29

10ª Jornada - 20 e 21.06.2009
- Portugal : República Checa (20.06.09, 17h00, RTP2)
- Letónia : França (21.06.09)

Classificação Geral - Grupo 6
1º - França (12 pontos)
2º - República Checa (12 pontos)
3º - Portugal (8 pontos)
4º - Letónia (4 pontos)
5º - Luxemburgo (0 pontos)

Todas as informações sobre o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010 em www.ehf-euro.com/aut2010/mens-euro-2010.html

Fonte:FAP

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O adeus de Paula Castro


A treinadora vai deixar o cargo que ocupava na selecção feminina de andebol.

A Federação Portuguesa de Andebol não pretende renovar contrato com Paula Castro, ditando assim o fim do ciclo da treinadora à frente dos destinos da selecção nacional feminina que durava já há três anos.

A deslocação à Dinamarca marcou o adeus de Paula Castro ao cargo de seleccionadora que ocupa também o cargo de treinadora no Colégio de Gaia. Este deve ser exactamente o motivo para a não renovação, pretendendo a Federação Portuguesa de Andebol exclusividade no cargo. Com a seleccionadora sairá também o adjunto Paulo Vieira.

Paula Castro levou pela primeira vez Portugal À fase final dum Campeonato Europeu, no ano passado, e afirmou não sair triste mas sim com a consciência de tem um balanço positivo.


Fonte:SCN


domingo, 14 de junho de 2009

Análise do fim de semana





Uma vez terminadas as provas de todos os escalões do ACL passamos a apresentar a classificação de cada um.



Parabéns a todos pela época realizada.. Para o ano há mais!!!

ACL ACL ACL

Belenenses é o novo Campeão Nacional do Next<21 - Campeonato Nacional 1ª Divisão Juniores Masculinos


O CF Belenenses garantiu, esta manhã, o título nacional de Juniores Masculinos da 1ª Divisão – Next<21,>


ABC e Belenenses chegaram à derradeira jornada empatados na classificação, mas o Belenenses sabia que um empate lhe era favorável. A equipa de Belém, a jogar em casa, mostrou desde os minutos iniciais entrar em campo para ganhar e conseguiu uma confortável vantagem de quatro golos (3-7) a meio do primeiro tempo. A perder por 5-10, o técnico do ABC pede um ‘time-out’ que, mostraram os oito minutos seguintes, teve efeitos práticos com a equipa a reduzir para 10-11, depois de um parcial de 5-1.

No segundo tempo, o ABC – que voltou a não apresentar José Rolo, lesionado na primeira jornada - desperdiçou os três primeiros ataques e foi de novo o CF Belenenses a disparar no marcador (13-17). A história da primeira parte repetiu-se com novo parcial de 7-1, a favor da equipa de Braga, que aos 45 minutos já levava dois golos de vantagem (20-18). A partir daí o jogo decorreu sob grande emoção, com empates sucessivos, até que, já nos cinco minutos finais o ABC consegue novas vantagens de dois golos (25-23 e 26-24). No tudo por tudo, o Belenenses reduz para 26-25 já no minuto final, o ataque do ABC esbarra no poste da baliza de Henrique Carlota para, a 15 segundos do fim, a equipa de Belém estabelecer a igualdade que lhe deu o título nacional.

S. BERNARDO EM TERCEIRO

No último jogo desta fase final, que decidia os terceiro e quarto lugares, o S. Bernardo, campeão nacional em título, venceu o Sporting por 33-28 (15-10 ao intervalo), assegurando assim o último lugar do pódio. Pedro Maia (S. Bernardo), com nove golos, e João Pinto (Sporting), com sete, foram os melhores marcadores.

O Belenenses recebeu a Taça e as Medalhas de Campeão Nacional do Next<21>. Houve ainda oportunidade de atribuir o Troféu de Melhor Guarda-Redes a Bruno Dias, do ABC Braga Andebol Sad, o Melhor Marcador foi Pedro Maia, do S. Bernardo, o prémio de Melhor Jogador foi para Rui Barreto, do Belenenses e o Prémio Disciplina foi entregue à equipa do S. Bernardo.


Fonte:FAP

Desportivo Francisco de Holanda é Campeão Nacional 1ª Divisão Iniciados Masculinos


O Desportivo Francisco de Holanda sagrou-se, na tarde de domingo, Campeão Nacional da 1ª Divisão de Iniciados Masculinos, ao vencer na última jornada o Ginásio C. de Santo Tirso por expressivo 46-19.


A jogar em casa, a equipa de Guimarães não se sentiu pressionada com o resultado do primeiro jogo da tarde – em que o FC Porto venceu o Águas Santas por 44-25 – e que a obrigava, para chegar ao "tetra", a vencer por margem confortável de 14 golos.

Desde muito cedo o D. Francisco de Holanda tomou conta do jogo e, ao intervalo (24-11), o muito público que preencheu as bancadas do pavilhão e que transmitiu apoio entusiástico à equipa se apercebera que o título estava próximo. O segundo tempo serviu para o Francisco de Holanda cimentar a sua superioridade, acabando por vencer por confortável 46-19.

Raul Roque (Francisco de Holanda), com 17 golos e Edgar Cruz (GC Santo Tirso), com 9, foram os marcadores de serviço.

A festa atingiu o auge quando o capitão da equipa recebeu das mãos de António Galambas, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, e de Augusto Silva, presidente da Associação de Andebol de Braga, a taça de campeão nacional e respectivas medalhas.

Fonte:FAP

Campeonato Nacional 2ª Divisão Iniciados Masculinos: A.Ac.S. Mamede é Campeão Nacional


A equipa de Iniciados Masculinos do A.Ac.S. Mamede sagrou-se, este domingo, Campeã Nacional da 2ª Divisão.


Concluídas as 5 jornadas da Fase Final, divididas por quatro dias - começou na quinta-feira, 11 e terminou este domingo, 14 de Junho, no Pavilhão Municipal do Peso da Régua - o A.Ac.S. Mamede conquistou, invicto, o título de Campeão Nacional da 2ª Divisão de Iniciados Masculinos.

O A.Ac. S. Mamede começou por vencer, na 1ª jornada, o Juventude AC (35-24), seguindo-se a vitória sobre o AED Fuas Roupinho (27-24); a terceira prova superada foi na 3ª jornada, com nova vitória no jogo com AD Godim (37-28) e venceram, em seguida, o AD Travassô (24-22). Finalmente, na última jornada, o A.Ac. S. Mamede manteve a saga de vitórias e terminou a prova a ganhar ao Boavista FC (29-26).

Em 2º lugar do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Iniciados Masculinos ficou AED Fuas Roupinho, com 11 pontos; em 3º lugar, com os mesmos pontos, ficou o Boavista FC, seguido do AD Travassô, em 4º lugar, com 9 pontos, os mesmos que o Juventude AC, que terminou em 5º lugar. Finalmente, em 6º lugar ficou AD Godim, com 5 pontos.

Fonte:FAP

Qualificação Campeonato Europa Áustria 2010: Portugal vence Luxemburgo


A Selecção Nacional A Masculina venceu o Luxemburgo por 33-22, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira. Segue-se, agora, a França, em jogo a disputar em Nice, na próxima quarta-feira, 17 de Junho - transmissão em directo na RTP2 às 18h30.

"Cumprimos, tínhamos vários objectivos dentro do grupo para além de ganhar este jogo e foram todos cumpridos", começou por dizer Mats Olsson.

O Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira esgotou para assistir ao jogo da Selecção Nacional com o Luxemburgo, jogo da 8ª jornada do Grupo 6 de Qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010.

Após uns primeiros minutos mais equilibrados, depressa a selecção nacional conseguiu passar para a frente do marcador e ganhar vantagem sobre o Luxemburgo. Portugal vencia, ao intervalo, por 15-9. "Uma das coisas que me preocupava era tentar evitar o jogo organizado, porque vamos ter um jogo quarta-feira, com a França e outro no próximo sábado , disse o seleccionador nacional.

Na segunda parte, Portugal não quebrou o ritmo de jogo e não deu oportunidade ao Luxemburgo de dar a volta ao resultado. A selecção nacional dilatou a vantagem no marcador e, a dez minutos do fim do jogo, Portugal ganhava por 30-20. O jogo chegou ao fim com a vitória nacional por 33-22. O boletim de jogo encontra-se aqui em anexo.

"Agora temos duas "finais" à nossa frente - o primeiro jogo é quarta-feira e vamos, agora mesmo, começar a trabalhar e a preparar esse jogo. Todos sabemos que será complicado, mas acreditamos que o apuramento é possível", concluiu Mats Olsson.

"O primeiro objectivo, que era vencer o jogo foi cumprido", começou por dizer Dario Andrade (11 golos). "Cometemos alguns erros na defesa, que se talvez fossem evitados, poderíamos ter conseguido uma diferença maior de golos, o que também era um dos nossos objectivos."

Após o jogo, na conferência de imprensa, o seleccionador nacional do Luxemburgo, Adrian Stot, começou por dar os parabéns a Portugal, reconhecendo que Portugal fez um bom jogo e acrescentou: "Fizémos o nosso melhor aqui e acho que foi um bom jogo para todos os que aqui estiveram a assistir.

Depois de receber o Luxemburgo, a comitiva nacional viaja em seguida para Nice, onde o jogo com a França se realiza dia 17 (19h30 locais, 18h30 portuguesas - RTP2). O último jogo a contar para a Qualificação para o Campeonato da Europa será a 20 de Junho, em Fafe (17h00 - RTP2), onde Portugal recebe a República Checa.

Depois de receber o Luxemburgo, a comitiva nacional viaja em seguida para Nice, onde o jogo com a França se realiza dia 17 (19h30 locais, 18h30 portuguesas - RTP2). O último jogo a contar para a Qualificação para o Campeonato da Europa será a 20 de Junho, em Fafe (17h00 - RTP2), onde Portugal recebe a República Checa.

Portugal faz parte do Grupo 6 de qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010, cuja Fase Final se realiza de 19 a 31 de Janeiro de 2010.

GRUPO 6 - Calendário e Resultados

1ª Jornada
Letónia : República Checa - 31-34
Luxemburgo : França 21-30

2ª Jornada
- República Checa : França 32-29
- Luxemburgo : Letónia 23-31

3ª Jornada
- PORTUGAL : Letónia 33-31
- Luxemburgo : República Checa 24-35

4ª Jornada
- Letónia : PORTUGAL 25-31
- República Checa : Luxemburgo 30-19

5ª Jornada
- Letónia : Luxemburgo 31-29
- Portugal : França 24-31

6ª Jornada - 22.03.09
- França : Letónia 34-22
- Luxemburgo : Portugal 26-33

7ª Jornada - 10.06.2009
- República Checa : Portugal 30-26
- França : Luxemburgo

8ª Jornada - 13 e 14.06.2009
- Portugal : Luxemburgo 33-22
- França : República Checa (14.06.09)

9ª Jornada - 17.06.2009
- França : Portugal (18h30, RTP2)
- República Checa: Letónia

10ª Jornada - 20 e 21.06.2009
- Portugal : República Checa (20.06.09, 17h00, RTP2)
- Letónia : França (21.06.09)

Classificação Geral - Grupo 6
1º - República Checa (10 pontos)
2º - França (8 pontos)
3º - Portugal (8 pontos)
4º - Letónia (4 pontos)
5º - Luxemburgo (0 pontos)

Todas as informações sobre o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010 em www.ehf-euro.com/aut2010/mens-euro-2010.html

Fonte:FAP

AA Braga sagra-se Campeão Nacional de Selecções Regionais Infantis Masculinos


A Selecção Regional de Infantis Masculinos da AA Braga conquistou, este domingo, o título de Campeão Nacional do Torneio de Selecções Regionais de Infantis Masculinos.

A par da Fase Final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Iniciados Masculinos, o Pavilhão do DF Holanda foi também palco, de sexta-feira a domingo, da Fase Final do Torneio Nacional de Selecções Regionais de Infantis Masculinos.

A Selecção Regional de Infantis Masculinos da AA Braga conseguiu a vitória nas três jornadas que compunham a Fase Final. No arranque da prova, na sexta-feira, a AA Lisboa foi a primeira Selecção derrotada pela AA Braga (28-21) e, em seguida, a AA Algarve conseguiu uma vitória tangencial (19-18) sobre a AA Porto.

Na segunda jornada, realizada na tarde de sábado, a AA Braga foi mais forte que a AA Porto e ganhou por 31-28; em seguida, foi a vez da AA Algarve se impôr à AA Lisboa (29-25).

Com dois candidatos ao título, AA Braga e AA Algarve deixaram a grande decisão para a última jornada - na manhã de domingo, a AA Braga sagrou-se Campeão Nacional ao vencer, por 32-30, a AA Algarve. O jogo que encerrou prova foi disputado pela AA Porto e AA Lisboa e, no final, o marcador mostrava 31-29, resultado favorável à selecção lisboeta.

Assim, em primeiro lugar ficou a AA Braga (9 pontos), seguida da AA Algarve (7 pontos), em 3º lugar a AA Lisboa (5 pontos) e, finalmente, a AA Porto, com 3 pontos.

Todos os resultados e classificações podem ser consultados no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.

Fonte:FAP

A.A. Aveiro é Campeã Nacional de Selecções Regionais Iniciados Femininos


Com três vitórias em outras tantas jornadas, a Selecção Regional de Iniciados Femininos da A.A. Aveiro venceu a Fase Final do Torneio Nacional, que terminou este domingo, em Porto Alto.

Na Fase Final do Torneio Nacional de Selecções Regionais de Iniciados Femininos participaram as Selecções Regionais da AA Aveiro, AA Leiria, AA Madeira e AA Santarém.

De sexta-feira a domingo, as quatro Selecções Regionais disputaram, em três jornadas, esta Fase Final, cujos jogos decorreram no Pavilhão Gimnodesportivo de Porto Alto, em Santarém.

A Selecção Regional de Iniciados Femininos da AA Aveiro começou por vencer, na primeira jornada, por 39-19, a AA Santarém e, na segunda jornada, a vitória, de todas a menos folgada, foi com a AA Leiria (29-20). Na terceira e última jornada, a AA Aveiro ganhou, sem dificuldade, à AA Madeira, alcançando assim o primeiro lugar da competição.

Em 2º lugar, com 7 pontos, classificou-se a AA Leiria, seguida da AA Santarém (5 pontos) e, em 4º lugar, a AA Madeira, com 3 pontos.

Todos os resultados e classificações podem ser encontrados no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.

Fonte:FAP

Portugal perde na Dinamarca e falha apuramento para o Campeonato do Mundo China 2009


Em Aarhus, a Selecção Nacional A Feminina perdeu o jogo da 2ª Mão do Play-Off de apuramento para o Campeonato do Mundo China 2009. O jogo foi transmitido em diferido hoje, na RTP2, pelas 15h00.

Depois da ter ganho no Peso da Régua, na 1ª Mão, a Dinamarca somou nova vitória, desta feita em casa, em jogo disputado este sábado, 13 de Junho, em Aarhus.

O jogo da 2ª Mão do Play-Off do Campeonato do Mundo Seniores Femininos China 2009 terminou com a vitória da selecção dinamarquesa, por 41-22. A selecção dinamarquesa, que esteve em vantagem sobre a nossa selecção desde o início do jogo, ganhava, ao intervalo, por 17-7.

Sobre o jogo na Dinamarca, a seleccionadora nacional Paula Castro fez o seguinte balanço: "Nos primeiros 20 minutos defendemos muito bem, conseguimos finalizar, mas depois entrou o contra-ataque da Dinamarca. Perdemos o discernimento e as coisas tornaram-se mais complicadas".

Desta forma, Portugal não consegue o apuramento para o Campeonato do Mundo, lugar garantido pela Dinamarca. A Fase Final do Campeonato do Mundo Seniores Femininos realiza-se de 29 de Novembro a 13 de Dezembro, na China.

Por Portugal, alinharam e marcaram: Tânia Siva (guarda-redes); Alexandrina Barbosa (10); Ana Mariam Sousa (0); Bebiana Sabino (0); Diana Fernandes (2); Ana Correia (2) e Ana Seabra (2). Jogaram ainda: Daniela Pereira (guarda-redes, 1 golo); Ana Andrade (2); Eduarda Pinheiro (1); Filipa Fontes (1); Cláudia Correia (1) e Vanessa Silva.

Pela selecção da Dinamarca, Karin Mortensen (guarda-redes); Lotte Grigel (1 golo); Camilla Dalby (4); Gitte Andersen (6); Kamila Kristensen (1); Trine Troelsen (0) e Susanne Kastrup (2). Jogaram ainda: Mette Iversen (guarda-redes); Susan Thjorsgaard (5); Mie Augustesen (9); Christina Krogshede (6); Louise Mortensen (2); Lene Lund Nielsen (4) e Pernille Larsen (1).

Fonte:FAP

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mats Olsson renova até 2012


Treinador sueco tem já acordo verbal com Henrique Torrinha.

Mats Olsson, selecionador nacional, irá renovar o contrato que o une à Federação Portuguesa de Andebol até 2012. A nova equipa técnica, com pequenas alterações, deverá ser apresentada no próximo mês em Rio Maior.

O selecionador nacional confirmou a quase certa renovação e acrescentou que o objectivo agora passa por "consolidar e ampliar o grupo de trabalho" assim como tentar ainda a qualificação para o Europeu de 2010.

Segundo o próprio selecionador "Vamos consolidar o nosso trabalho, melhorando a qualidade de execução dos jogadores em cada posto específico".

Fonte: SCN

Qualificação Campeonato Europa Áustria 2010: Portugal recebe Luxemburgo sábado em Moimenta da Beira


A Selecção Nacional A Masculina joga com o Luxemburgo este sábado, 13 de Junho, pelas 17h00, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira. A entrada é livre e o jogo tem transmissão em directo na RTP2.

Regressados da República Checa, a comitiva nacional está agora instalada em Moimenta da Beira, local onde Portugal recebe o Luxemburgo este sábado, em jogo a contar para a 8ª jornada do Grupo 6 de Qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010.

O jogo Portugal - Luxemburgo tem início marcado para as 17h00 de sábado, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira e a entrada é livre. O jogo é transmitido, em directo, na RTP2.

Depois de receber o Luxemburgo, a comitiva nacional viaja em seguida para Nice, onde o jogo com a França se realiza dia 17 (19h30 locais, 18h30 portuguesas - RTP2). O último jogo a contar para a Qualificação para o Campeonato da Europa será a 20 de Junho, em Fafe (17h00 - RTP2), onde Portugal recebe a República Checa.

Portugal faz parte do Grupo 6 de qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010, cuja Fase Final se realiza de 19 a 31 de Janeiro de 2010.

GRUPO 6 - Calendário e Resultados

1ª Jornada
Letónia : República Checa - 31-34
Luxemburgo : França 21-30

2ª Jornada
- República Checa : França 32-29
- Luxemburgo : Letónia 23-31

3ª Jornada
- PORTUGAL : Letónia 33-31
- Luxemburgo : República Checa 24-35

4ª Jornada
- Letónia : PORTUGAL 25-31
- República Checa : Luxemburgo 30-19

5ª Jornada
- Letónia : Luxemburgo 31-29
- Portugal : França 24-31

6ª Jornada - 22.03.09
- França : Letónia 34-22
- Luxemburgo : Portugal 26-33

7ª Jornada - 10.06.2009
- República Checa : Portugal
- França : Luxemburgo

8ª Jornada - 13 e 14.06.2009
- Portugal : Luxemburgo (13.06.09, 17h00, RTP2)
- França : República Checa (14.06.09)

9ª Jornada - 17.06.2009
- França : Portugal (18h30, RTP2)
- República Checa: Letónia

10ª Jornada - 20 e 21.06.2009
- Portugal : República Checa (20.06.09, 17h00, RTP2)
- Letónia : França (21.06.09)

Classificação Geral - Grupo 6
1º - República Checa (10 pontos)
2º - França (8 pontos)
3º - Portugal (6 pontos)
4º - Letónia (4 pontos)
5º - Luxemburgo (0 pontos)

Todas as informações sobre o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010 em www.ehf-euro.com/aut2010/mens-euro-2010.html

Fonte:FAP

quinta-feira, 11 de junho de 2009

CF Belenenses vence Taça Presidente da República


O CF Belenenses venceu o SL Benfica pela vantagem mínima, 28-27, na final da Taça Presidente da República.

Depois de terem eliminado ontem, quarta-feira, nas meias-finais, o ISAVE e o ADA Maia-ISMAI, SL Benfica e CF Belenenses disputaram nesta quinta-feira, pelas 17h00, a Final da Taça Presidente da República.

No Pavilhão da Escola Secundária de Alcanena, o marcador, ao intervalo, registava uma ligeira vantagem a favor da equipa do SL Benfica, que ganhava ao Belenenses por 15-14. O CF Belenenses, na segunda parte, recuperou, inverteu o resultado e conseguiu a vitória pela margem mínima, 28-27.

Naquele que é o primeiro título do clube nesta competição, o CF Belenenses sagra-se, assim, vencedor da 6ª Edição da Taça Presidente da República.

Recorde-se que, na anterior edição da Taça Presidente da República (época 2007/08) o SL Benfica alcançou o título ao vencer a final, também com o CF Belenenses, por 34-33.

Fonte: FAP

quarta-feira, 10 de junho de 2009

SL Benfica e CF Belenenses na Final da Taça Presidente da República


SL Benfica e CF Belenenses garantiram, esta tarde, a presença na final da Taça Presidente da República, ao vencerem nas meias-finais o ISAVE (34-33) e Maia ISMAI (30-25), respectivamente.

No Pavilhão da Escola Secundária de Alcanena, onde amanhã se disputa a Final (17h00), o SL Benfica começou por defrontar o ISAVE, num jogo onde o treinador José António Silva não pôde contar com o lesionado Rui Silva e com os jogadores chamados à selecção nacional e que à mesma hora defrontaram a República Checa. As ausências de Carlos Carneiro, João Lopes e Cláudio Pedroso abriram espaço para jovens como João Pais (9 golos), João Antunes (6 golos) e Pavel Tsiunchyk (5 golos).

A primeira parte decorreu com algum domínio dos benfiquistas que, ao intervalo, venciam por 20-17. O ISAVE reagiu bem na segunda parte mas que, apesar de tudo, não evitou a derrota que, no final dos 60 minutos, se escreveu pela margem mínima (34-33).

No segundo jogo da tarde, o CF Belenenses fez valer o seu favoritismo e venceu por 30-25 (18-16 ao intervalo), num jogo onde André Caldas, do Maia ISMAI (8 golos) e Nélson Pina, do Belenenses (7 golos) foram os melhores artilheiros.

SL Benfica e CF Belenenses decidem este domingo a posse do troféu, em jogo agendado para as 17 horas, no Pavilhão da Escola Secundária de Alcanena.

Fonte: FAP

Qualificação Campeonato Europa Áustria 2010: Portugal não chega à vitória na República Checa


A Selecção Nacional A Masculina saiu derrotada do jogo com a República Checa, por 30-26. As duas selecções jogam novamente dia 20 de Junho, em Fafe, naquele que será o último jogo a contar para a Qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010.

Em Plzen, no Sportovni Hala TJ Lokomotiva, Portugal jogou com a República Checa, em jogo a contar para a 6ª jornada da Qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010.

Com casa cheia, a República Checa inaugurou o marcador, aos 3 minutos, mas, logo em seguida, Portugal empatou e passou para a frente do marcador. Portugal, que perto dos 10 minutos, vencia por 6-3, comandou a partida até aos 18 minutos da primeira parte, minuto em que a República Checa conseguiu chegar ao empate, mantendo o equilíbrio no marcador até aos 22 minutos de jogo, momento em que a República Checa passou para a frente do marcador, posição que não voltou a perder até ao fim do jogo. No final da primeira parte, Portugal sofreu 4 golos sem resposta, o que levou a Selecção Nacional em desvantagem para o intervalo (16-12).

No início do segundo tempo de jogo, Portugal entrou bem no jogo, marcou quatro golos e minimizou a diferença no marcador, mas depressa a República Checa recuperou e, 6 minutos jogados, a selecção da casa vencia por 20-15. Durante o restante tempo de jogo, Portugal viu-se obrigado a "correr atrás do resultado", sem no entanto conseguir dar a volta ao marcador. 30-26 foi o resultado final.

Por Portugal, alinharam e marcaram Hugo Figueira e Hugo Laurentino (GR), Carlos Carneiro (5), Fábio Magalhães (3), Claudio Pedroso, Inácio Carmo, Bosko Bjelanovic, João Lopes, Álvaro Rodrigues, Nuno Pereira (1), David Tavares (5), Pedro Solha (8), José Costa (2) e Bruno Moreira (2).

Pela República Checa: Martin Galia e Petr Stochl; Pavel Mickal (3), Ondrej Zdrahala (7), Daniel Kubes, Filip Jicha (7), Filip Jan (8), Pavel Horak (1), Jiri Hynek, Tomás Riha, David Juricek (3), Jan Stehlik, Alois Mráz e Tomás Sklenak (1).

A dupla romena Vasile Pavel / Eugen-Marian State dirigiu o República Checa - Portugal.

No final da partida, Mats Olsson fez a seguinte apreciação à prestação da equipa: “Em termos globais jogamos bem até determinada altura da partida. Criámos muitas oportunidades de golo mas não as conseguimos concretizar. Contudo, foram 15 minutos iniciais muito bons. O problema foi mesmo a finalização. A nossa equipa é mais nova e inexperiente que a da República Checa”, recordou o seleccionador nacional.

Sobre o futuro quanto ao apuramento, Mats Olsson não tem dúvidas: “Agora, temos de ganhar à França”.

Também a contar para a 6ª jornada do Grupo 6 de Qualificação para o Campeonato da Europa Áustria 2010, a França venceu, por 35-18, a selecção do Luxemburgo, num jogo que teve lugar em Montbeliard.

A Selecção Nacional A Masculina regressa a 11 de Junho. No dia 13, Portugal recebe o Luxemburgo (17h00, Moimenta da Beira, RTP2), viajando em seguida para Nice, onde o jogo com a França se realiza dia 17 (19h30 locais, 18h30 portuguesas - RTP2). O último jogo a contar para a Qualificação para o Campeonato da Europa será a 20 de Junho, em Fafe (17h00 - RTP2), onde Portugal recebe a República Checa.

Portugal faz parte do Grupo 6 de qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010, cuja Fase Final se realiza de 19 a 31 de Janeiro de 2010.

GRUPO 6 - Calendário e Resultados

1ª Jornada
Letónia : República Checa - 31-34
Luxemburgo : França 21-30

2ª Jornada
- República Checa : França 32-29
- Luxemburgo : Letónia 23-31

3ª Jornada
- PORTUGAL : Letónia 33-31
- Luxemburgo : República Checa 24-35

4ª Jornada
- Letónia : PORTUGAL 25-31
- República Checa : Luxemburgo 30-19

5ª Jornada
- Letónia : Luxemburgo 31-29
- Portugal : França 24-31

6ª Jornada - 10.06.2009
- República Checa : Portugal 30-26 (16-12)
- França : Luxemburgo 35-18

7ª Jornada - 13 e 14.06.2009
- Portugal : Luxemburgo (13.06.09, 17h00, RTP2)
- França : República Checa (14.06.09)

8ª Jornada - 17.06.2009
- França : Portugal (18h30, RTP2)
- República Checa: Letónia

9ª Jornada - 20 e 21.06.2009
- Portugal : República Checa (20.06.09, 17h00, RTP2)
- Letónia : França (21.06.09)

Classificação Geral - Grupo 6
1º - República Checa (10 pontos)
2º - França (8 pontos)
3º - Portugal (6 pontos)
4º - Letónia (4 pontos)
5º - Luxemburgo (0 pontos)

Todas as informações sobre o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010 em www.ehf-euro.com/aut2010/mens-euro-2010.html

Fonte: FAP

Francisco de Holanda pode fechar portas e dar origem a um novo clube



O futuro do Desportivo Francisco de Holanda passa pela Assembleia Geral marcada para o dia 22 de Junho. Atolado em dívidas, o popular clube vimaranense pode mesmo fechar as portas e ceder os direitos desportivos a uma nova colectividade. Esta alternativa está a ser ponderada por um grupo de sete personalidades ligadas ao ‘Xico’ e que se preparam para tomar as rédeas do clube. O grupo é liderado por Paula Ferrão, mãe dos jogadores Rui e Nuno Silva, e composto ainda por Ricardo Pimenta Machado, José Nobre, Miguel Novais, Ricardo Pinto, José Macedo e João Freitas, pais de jogadores que representam equipas dos escalões de formação do Francisco de Holanda.
Este grupo tem uma decisão muito importante para tomar até à Assembleia Geral de 22 de Junho. Nesta altura, discutem se é viável manter em competição o Desportivo Francisco de Holanda ou se optam pela criação de um novo clube. Esta última opção tem vindo a ganhar força nos últimos meses, depois do clube ter-se deparado recentemente com graves problemas financeiros, sobretudo dívidas ao Fisco, que já ameaçou com a penhora do pavilhão.

A hipótese de criação de um novo clube, que terá a mesma estrutura do Francisco de Holanda, apenas avançará se for possível que a nova colectividade mantenha os direitos desportivos. A Federação de Andebol de Portugal e a Associação de Andebol de Braga estão a par desta situação e já intervieram no sentido de ajudar a esclarecer o caso. Contudo, a resposta final ainda não foi tomada, pelo que o futuro do Francisco de Holanda continua em aberto.

Fonte: Guimarães Digital

segunda-feira, 8 de junho de 2009

EA Moimenta da Beira é Campeão Nacional da 2ª Divisão Juvenis Masculinos


A última jornada, disputada este domingo, em Guimarães, decidiu o título do Campeonato Nacional 2ª Divisão Juvenis Masculinos.

Só no último jogo da Fase Final do Campeonato Nacional 2ª Divisão Juvenis Masculinos ficou definido o Campeão Nacional da prova. O EA Moimenta da Beira venceu o GC Sul por 33-28, resultado que garantiu ao Moimenta da Beira o título de Campeão Nacional da época 2008-09.

Antes, no primeiro jogo da manhã no Pavilhão Desportivo Francisco Holanda, o Isave foi mais forte que o GC Universal, tendo vencido por 33-27.

Fonte:FAP

FC Gaia sagra-se Campeão Nacional da 2ª Divisão Juniores Masculinos


Terminou este domingo o Campeonato Nacional 2ª Divisão Juniores Masculinos e o FC Gaia conquistou o título.

Estão completas as seis jornadas da Fase Final do Campeonato Nacional 2ª Divisão Juniores Masculinos.

Apesar da derrota na última jornada, disputada em casa, na qual o Marítimo venceu por 43-33, foi em casa que o FC Gaia se sagrou Campeão Nacional da 2ª Divisão de Juniores Masculinos, com 4 vitórias, um empate e uma derrota na Fase Final.

Fonte:FAP

domingo, 7 de junho de 2009

Análise do fim de semana








ABC é Campeão Nacional da 1ª Divisão de Juvenis Masculinos


O ABC renovou esta manhã o título de campeão nacional de juvenis masculinos da 1ª divisão, ao vencer, na última jornada o SL Benfica por 27-21. Um resultado que não espelha as dificuldades que o SL Benfica colocou, nomeadamente em grande parte do primeiro tempo.


Como quase todos os jogos desta fase final, o SL Benfica - ABC começou debaixo de grande equilíbrio com empates sucessivos até 4-4 (10 m.). A primeira vantagem de dois golos favoreceu o SL Benfica (6-4), muito por ‘culpa’ do seu guarda-redes.

O jogo passou por momentos incaracterísticos, com ambas as equipas a cometerem muitas falhas no ataque. O Benfica chegou a uma vantagem de três golos (12-9), mas um parcial de 0-4 permitiu ao ABC passar para a frente do marcador a quatro minutos do final do primeiro tempo e chegar ao intervalo a vencer por 13-15. Na baliza, já estava João Vilaça, com uma exibição de entusiasmar o muito público que voltou a marcar presença no Pav. Flávio Sá Leite.

No início do segundo tempo, o ABC desperdiçou várias oportunidades para ampliar, mas o SL Benfica não aproveitou, já que só marcou o primeiro golo do segundo tempo aos 40 m. (14-19). O ABC passou aos 45 minutos com sete golos de vantagem (15-22), mas uma dupla marcação individual a Sérgio Caniço e Hugo Rosário permitiu ao SL Benfica reduzir a desvantagem (20-24). O ABC entrou nos cinco minutos finais com seis golos de vantagem, o que lhe deu tranquilidade suficiente para garantir a vitória.

BELENENSES VENCE F. C. PORTO
No primeiro jogo da manhã, o FC Porto entrou muito bem, dominou os primeiros 17 minutos (5-9) e chegou ao intervalo com cinco golos de vantagem (11-16). O CF Belenenses entrou na segunda parte com uma forte reacção (parcial de 5-2), chegou à desvantagem mínima aos 44 minutos (21-22) para, pouco depois, empatar. E seria assim que a partida viria a terminar, não sem que o FC Porto voltasse a estar em vantagem, que não segurou.

Fonte:FAP

sábado, 6 de junho de 2009

Play-off de acesso Campeonato Mundo China 2009: Portugal em desvantagem para jogo da 2ª mão


Depois da derrota no jogo da 1ª Mão, disputado este sábado, no Peso da Régua, Portugal viaja para a Dinamarca, onde vai jogar em Aarhus no dia 13 (2ª mão - transmissão em diferido dia 14, domingo, às 15h00).

A Selecção Nacional A Feminina não conseguiu impôr-se à Dinamarca, no jogo da 1ª Mão do Play-Off de apuramento para o Campeonato do Mundo Seniores Femininos China 2009, disputado este sábado, 6 de Junho, no Pavilhão Municipal do Peso da Régua.

"Nós sabíamos das dificuldades que íamos ter, porque sabemos que a Dinamarca é uma potência do andebol feminino, está em renovação mas temos consciência de que o campeonato delas éfortíssimo, que tem um nível dos melhores que há no andebol feminino a nível mundial", declarou a seleccionadora nacional Paula Castro.

Portugal não entrou bem no jogo e foi a Dinamarca que inaugurou o marcador, somando três golos sem resposta de Portugal, que marcou o primeiro golo aos 4 minutos, pelas mãos de Ana Miriam Sousa. "Nos primeiros 10 minutos, entrámos um pouco receosas e falhámos na concretização. Lutámos sempre e demos o máximo para minimizar este resultado", referiu a seleccionadora.

A Dinamarca manteve-se sempre na frente do marcador e foi, aos poucos, dilatando a vantagem que tinha sobre Portugal. A Selecção Nacional não conseguiu encontrar respostas para o adversário, que se mostrou muito rápido e eficaz. Ao intervalo, o resultado no marcador era 18-8 para a Dinamarca. "Quando criamos situações para marcar aos seis metros e falhamos, este tipo de situações paga-se caro", disse Paula Castro.

No início da segunda parte, Portugal recomeçou muito bem o jogo e marcou três golos antes da Dinamarca regressar aos ataques bem sucedidos. No entanto, à semelhança do primeiro tempo de jogo, Portugal não conseguiu minimizar a diferença no marcador e o jogo chegou ao fim com a vitória da selecção dinamarquesa por 38-21.

Sobre o jogo do próximo sábado, Paula Castro disse: "temos de encarar o próximo jogo como se a eliminatória estivesse 0-0, e vamos dar o nosso melhor e fazer passar a melhor imagem do andebol português".

A capitã da Selecção Nacional, Ana Seabra, esperava que este jogo, sendo um play-off para um campeonato do mundo, fosse bastante difícil: "A Dinamarca vinha o mais preparada possível. Tentámos fazer o melhor possível. Obviamente que ficamos muito desiludidas com este resultado, porque há muito tempo que não tínhamos um resultado tão desnívelado."

A Selecção Nacional permanece no Peso da Régua até 12 de Junho, dia em que viaja para Aarhus, na Dinamarca. No dia seguinte, sábado, 13 de Junho, Portugal joga a 2ª mão com a Dinamarca na NRGI Atletion Arena, pelas 20h05 locais (19h05 em Portugal), jogo que pode ser visto em diferido na RTP2 no dia seguinte, domingo, 14 de Junho, às 15h00.

Fonte:FAP