sábado, 30 de agosto de 2008

ISAVE poderá ingressar na 2ª Divisão


O ISAVE desistiu do Campeonato da Liga Profissional por não conseguir reunir os pressupostos mínimos para participar no mesmo, tendo solicitado à Federação Portuguesa de Andebol a sua participação nas provas Federativas.

Atendendo a que existe uma vaga no Campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Norte (esta série é composta apenas por onze equipas), tudo aponta para que a mesma seja preenchida pelo ISAVE, evitando-se assim a suspensão de actividade de um clube que, apesar da sua curta existência, tem já um trabalho nos escalões de formação digno de registo.

A possível introdução do ISAVE nas provas da FAP não é nova e corresponde a um princípio que a FAP tem vindo a seguir, permitindo que as equipas que desistem das provas profissionais possam continuar em actividade nas provas federativas, evitando assim a sua extinção. O G. do Sul foi um dos clubes a usufruir desta prerrogativa na época transacta, ao contrário do V. Setúbal (na época transacta) e S. Espinho (na presente) que optaram por suspender a equipa Sénior aquando do fim da actividade na Liga.

FONTE: www.aab.pt

1 comentário:

Colectivo disse...

Conforme O JOGO tinha adiantado, após a saída do campeonato da Liga, o ISAVE pediu, quase de imediado, a integração numa competição tutelada pela Federação de Andebol de Portugal (FAP). Surge hoje a oficialização, após decisão da Direcção da FAP: o ISAVE participará no campeonato nacional da 2.ª Divisão - Zona Norte.

O clube comunicou, ontem, aos atletas o novo rumo, pretendendo agora saber da intenção de cada um deles, sendo certo que muitos já saíram (Mário Peixoto, José Rolo, Eduardo Salgado, José Pedro, Pedro Correia).

Entretanto, o presidente da Federação, explicou a O JOGO, os motivos que levaram à aceitação da inscrição do ISAVE naquela prova: "O ISAVE pediu esta integração, nós respondemos que, atendendo ao facto de haver uma vaga, caso cumprisse os requisitos, que passam pela existência no clube de três escalões em actividade, essa integração seria feita", disse Henrique Torrinha acrescentando que "o ISAVE terá até quarta-feira para formalizar inscrições e proceder às outras formalidades".

Sobre os vencimentos em atraso e as circunstâncias em que se dá a entrada do clube da Póvoa de Lanhoso na 2.ª Divisão, Henrique Torrinha recorda que "a FAP não tem nada a ver com isso, é uma questão que diz respeito à estrutura do andebol profissional, nós salvaguardamos os direitos desportivos", garante o dirigente.

Recorde-se que, o ISAVE anunciou a saída do campeonato da Liga a três dias do seu início e foi alvo de fortes crítica por parte da Direcção desta entidade. n Miguel Ribeiro

JOGADORES
Cumprir os contratos

A Associação de Jogadores de Andebol de Portugal (AJAP) veio, em comunicado, tomar posição sobre a saída dos minhotos da competição profissional. Elogiando a postura dos atletas e da Liga Portuguesa de Andebol (LPA), a AJAP diz ter "acompanhado muito de perto a situação dos atletas do ISAVE", reclama agora do ISAVE que "nas abordagens individuais que o clube irá fazer aos atletas... respeite os compromissos contratuais assumidos".

FONTE: O JOGO ON LINE