A Selecção Nacional ‘A’ masculina continua a preparar o jogo da próxima quinta-feira frente à França, relativo ao grupo 6 da fase de apuramento para o ‘europeu’ de 2010. Na Póvoa de Varzim, a formação comandada por Mats Olsson cumpriu esta segunda-feira o terceiro dia de trabalhos e o treinador deu a conhecer o que foi feito pelo grupo neste período.
“No primeiro dia passamos em revista o nosso jogo de ataque, já que temos vários jogadores, como Eduardo Salgado e Bruno Moreira, que há algum tempo não estavam na Selecção e tivemos de retomar e relembrar as combinações que temos acertado. Dedicámos a maioria do tempo a isto e fizemos também muito trabalho sobre a transição. Acho que uma das chaves do jogo vai ser a recuperação e o contra-ataque. Fizemos treinos muito dinâmicos e procuramos sempre fazer um ataque e recuperar, ou fazer defesa seguida de contra-ataque”.
O responsável pela Selecção Nacional confessou depois que “treinámos muito o ataque contra uma defesa ‘5x1’, que é uma das principais opções defensivas da França. Na manhã do segundo dia fizemos treino alternativo, ‘team-building’, constituindo diversos grupos de trabalho para tornar a equipa ainda mais forte e unida, conhecendo-nos ainda melhor. De tarde trabalhamos os aspectos ofensivos, o ataque contra defesas ‘5x1’ e ‘6x0’, tendo sempre em atenção a transição, contra-ataque e recuperação”. Para o seleccionador de Portugal, “ depois de marcar golo ou perder a bola, temos de estar bastante preparados para correr, porque a França joga muito rápida. Esta segunda-feira de manhã, realizámos um trabalho mais físico, pequenos grupos a trabalhar situações ‘dois contra dois’ e ‘três contra três’ e terminamos com uma hora na sala de musculação. O treino da tarde, antecedido por uma pequena sessão de vídeo, visou especialmente o trabalho defensivo”.
Mats Olsson tem perfeitamente definido o plano de trabalho para o que resta deste estágio. “Terça-feira de manhã vamos ter a primeira sessão longa de vídeo para ver o ritmo de jogo e conhecer um pouco mais dos jogadores franceses. De tarde, vamos realizar outro treino, pensando na maneira como devemos defender o ataque da França. Quarta-feira os jogadores têm a manhã livre, para recuperarem um pouco, e de tarde faremos o último treino ‘sério’, com um pouco de carga, onde abordaremos de uma forma global o jogo. Quinta-feira de manhã faremos uma sessão de vídeo e um curto treino, abordando pequenos detalhes, falando com os jogadores nas situações de ‘um para um’, o que faz habitualmente cada jogador francês, as suas peculiaridades… No fim, esperamos estar preparados para o jogo”, sustenta Mats Olsson.
Recorde-se que o Portugal-França, relativo à quinta jornada do grupo 6 de apuramento para o ‘europeu’ de 2010, está agendado para as 20.30 horas de quinta-feira, dia 19 de Março, e tem como cenário o Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.
A Selecção Nacional começou da melhor forma esta fase de apuramento, ao vencer a Letónia por 33-31, em casa, e 31-25, fora.
Fonte: FAP
No entanto a Selecção Nacional pode esperar um adversário fragilizado por ausências susceptíveis de deixar marcas. A França vem à Póvoa de Varzim, para cumprir a quinta jornada do Grupo 6 de apuramento para o Europeu'2010, sem Nikola Karabatic, Didier Dinart, Guillaume Gille e Xavier Barachet. À excepção do pivô Didier Dinart, o jogador de 32 anos que é ainda crucial na defesa, a equipa francesa tem a meia-distância sem dois laterais-direitos (Karabatic e Barachet) e um lateral-esquerdo (Gille), todos eles lesionados. Karabatic já joga pelo Kiel há uma semana, mas foi dispensado por Onesta. Do lado português, Mats Olsson, que também viu Inácio Carmo lesionar-se na Taça de Portugal, tem os seus jogadores a treinar há três dias.
Fonte: O JOGO
Sem comentários:
Enviar um comentário