quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Entrevista com Prof. João Varejão

Publicamos hoje a entrevista com o Prof. João Varejão que, de forma simpática, aceitou responder às perguntas que lhe colocámos. Agradecemos também as fotos que nos enviou no sentido de ajudar a sentimentalizar as suas palavras.
Fica então a entrevista

BN: Quais os motivos da sua saída?
JV: Ao longo destes cinco anos a minha relação com a direcção foi sempre séria e verdadeira. Chegou o momento em que a minha família está em primeiro lugar face ao nascimento do meu segundo filho que acontecerá em Fevereiro de 2010. Assim, entendi que seria melhor para ambas as partes terminar um ciclo de 5 anos que não esquecerei facilmente.

BN: Que perspectiva para o seu futuro? Tem algum Clube em mente?
JV: O meu futuro passa por estar mais presente e próximo da minha família. Neste momento não considero ser treinador de nenhum clube, no entanto, vou estar atento a tudo o que se passa no Andebol.

BN: Era capaz de voltar? Em que condições?
JV: Quando as relações entre os clubes e os treinadores são positivas e ambos reconhecem o trabalho que foi desenvolvido é sempre possível voltar. Se um dia o ACL entender que o meu contributo pode ser útil para o clube, estarei aberto a dialogar.

BN: Na sua opinião a época correu bem? Foram cumpridos os objectivos?
JV: Em termos de classificação correu muito bem. Conseguimos ficar apurados para a fase final deixando para trás adversários com bastante historial na modalidade. Face a esse apuramento conseguimos pela primeira vez garantir a presença numa 2ª divisão nacional absoluta. Nesse sentido os objectivos foram superados.

BN: O AC Lamego em 3 anos consecutivos conseguiu alcançar a fase final, mas faltou sempre algo mais. Acha que a lacuna era no plantel?
JV: O que temos de realçar é a presença nas fases finais, no entanto, falta dar mais um passo no sentido de poder estar entre os melhores. Os apoios são fundamentais e com os mesmos poder rentabilizar os atletas nos treinos é imperioso. O desafio passa assim por tentar ir o mais longe possível tendo em conta as possibilidades e potencialidades do clube. Nesse campo estivemos irrepreensíveis.

BN: No que diz respeito à formação desportiva do AC Lamego, a mesma está a atingir bons resultados ano após ano. Qual a sua opinião sobre a forma como se está a trabalhar com os andebolistas mais jovens?
JV: De facto, os escalões de formação têm evoluído de forma sustentada ao longo dos últimos anos com resultados muito positivos. Não há dúvidas que tal acontece devido ao enquadramento técnico que o clube tem vindo progressivamente a formar. Saliento que os treinadores dos escalões de formação participaram e investiram com muito empenho em várias formações contínuas ao longo dos últimos anos, o que, aliado ao gosto pela modalidade tem contribuído para motivar as centenas de atletas do ACL. A experiência que têm vindo a adquirir terá ainda maior preponderância e expressão no futuro.

BN: Qual o momento que o marcou mais, pela positiva ou negativa, na sua passagem pelo AC Lamego?
JV: Pela positiva, o facto de ter atletas com idades juniores e juvenis a participar em jogos da equipa sénior com excelentes prestações. Pela negativa, o facto de não ter ganho a final da 3ª Divisão Nacional que daria o primeiro titulo nacional sénior ao ACL.

BN: Encara os 5 anos que esteve no AC Lamego de forma positiva?
JV: Sem dúvida. Pude evoluir como treinador, e experienciar momentos únicos e contribuir para a evolução do ACL.

BN: Na sua opinião, uma vez que viveu a realidade do AC Lamego existe alguma coisa que deveria mudar para que o mesmo funcionasse melhor?
JV: Certamente que sim. O clube revelou ao longo dos últimos 5 anos alguma abertura nesse campo, no entanto, existem sempre aspectos a melhorar. Se assim não fosse, a actual direcção não se recandidataria. Entendo que a recandidatura foi pensada de forma a poder continuar a melhorar a situação do clube. O desafio é grande, mas o clube está rodeado de pessoas competentes para conseguir ultrapassar as dificuldades.

BN: Em poucas palavras pode resumir a Direcção do AC Lamego, atletas seniores com que trabalhou, Dirigentes, Técnicos dos outros escalões e a Cidade.
JV: Não é fácil expressar em palavras o sentimento que fortificou com todos os intervenientes ao longo destes 5 anos (aproximadamente 175 jogos, 600 treinos e milhares de Km percorridos com muitas histórias para recordar). Cada um tem um lugar especial na minha memória e continuaremos bastante amigos. A minha relação com todos ultrapassou o cariz profissional e fomentou laços de amizade duradoiros. Só me resta agradecer a todos por terem contribuído para eu ser um treinador e pessoa mais capaz.

BN: Relativamente ao seu sucessor, a equipa sénior está bem entregue?
JV: Não tenho qualquer dúvida. O Professor Marco Rodrigues é a pessoa mais indicada para orientar/dirigir todos os caminhos do ACL.









Prof. João Varejão, em nome da claque e de todas as pessoas ligadas ao clube agradecemos todo o seu trabalho realizado em prol do Andebol Club de Lamego e desejamos-lhe as maiores e melhores felicidades para o seu futuro

3 comentários:

Anónimo disse...

e que tal uma entrevista ao novo treinador?!

Anónimo disse...

Volta Varejão!!!

Estas perdoado...

Unknown disse...

por tudo... so posso dizer... obrigado...

um grande abraço...

Bruno Leitão