quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mundial Sub-21


Os portugueses começam amanhã a disputar a segunda fase da competição. O melhor registo de sempre é um terceiro lugar, mas os adversários são muito difíceis.

Hoje é dia de descanso, mas dificilmente os jogadores da selecção de sub-21 conseguem estar tranquilos neste momento. Depois de uma primeira fase de elevadíssimo nível, Portugal irá enfrentar alguns “tubarões” nesta segunda fasNegritoe do Mundial de Andebol de Sub-21.

O objectivo passará por ultrapassar a melhor marca de sempre, um terceiro lugar em 1995 na Argentina, o que poderá significar que Portugal traga o troféu consigo.

A primeira medalha no Mundial de 1995

Disputado na Argentina, foi neste ano que a equipa portuguesa alcançou a melhor classificação de sempre. Depois de um desapontante 10.º lugar na edição anterior, Portugal fez excelentes exibições e só foi parado pela fortíssima selecção espanhola, que venceu por 26-18. Os espanhóis fizeram a festa seguindo para a final, onde vieram a perder frente à Rússia, e Portugal “caiu” para a disputa do 3.º lugar. Sem se deixarem abater, os jogadores lusos bateram a Noruega por 23-22, conseguindo o primeiro bronze da história.

Nesta selecção despoletavam alguns nomes que ficaram bem conhecidos do andebol português, como Eduardo Filipe, Ricardo Andorinho, Sérgio Morgado, Carlos Matos e Manuel Arezes.

Que futuro para Portugal?

A equipa lusa irá agora defrontar três equipas de um nível considerável. O primeiro adversário é o campeão do grupo C, a indomável seleção da Eslóvenia, que derrotou todos adversários do seu grupo.

A seleção sueca dispensa apresentações. Duas conquistas no Campeonato do Mundo de Sub-21 dão-lhe o curriculo necessário para intimidar qualquer adversário.

Já a Estónia é um ilustre desconhecido. Nunca participou em nenhum Mundial de Sub-21, mas as estatísticas dos seus principais jogadores mostram que não deverão ser subestimados.

Adversários à lupa:

Suécia - A seleção sueca conhece os cantos à casa. É a actual campeã em título e já venceu também o Mundial em 2003. Na sua caminhada pelo Mundial do Egipto, ultrapassou todos os seus adversários, excepção feita à Eslóvenia.

Entre as suas fileiras está Kim Ekdahl, melhor marcador da equipa com 30 golos, com uma percentagem de 62% de oportunidades de golo convertidas.

Também Tobia Aren e Niclas Ekberg, com 24 golos cada, são figuras de proa da seleção.

Eslovénia – Os eslovenos saíram da primeira ronda com a pontuação máxima, fruto de 5 vitórias consecutivas, entre as quais a Suécia outro adversário de Portugal. A equipa eslovena nunca venceu um Mundial de Sub-21 mas já conquistou um 3.º lugar em 2003.

A sua primeira participação no Mundial foi em 1995, ano em que ficou em 10.º lugar.

A equipa vem da primeira ronda bastante motivada e tem jogadores de elevado potencial, nomeadamente Dean Bombac e David Razgor. Razgor é mesmo o jogador mais eficaz do plantel com uma percentagem de 86.4%, com um total de 38 golos marcados. Bombac não fica muito atrás: 26 tentos.

Estónia – São os estreantes nas andanças do Mundial de Sub-21. Na sua primeira participação, ultrapassaram seleções mais experientes como a Holanda, e classificaram-se com 6 pontos logo abaixo da Suécia e da Eslovénia. É um adversário que Portugal terá obrigatoriamente de vencer.

No seu plantel consta Mait Patrail que já fez 48 golos ao longo da primeira ronda do Mundial tendo providenciado 34 assistências, o que o torna no alvo a abater para os selecionados nacionais. Também Dener Jaanimaa é um elemento perigoso: 26 golos.

Dados Curiosos:

Portugal participou ao todo em 6 edições do Mundial:

  • 2007 – 18º

  • 1999 – 10º

  • 1995 – 3º

  • 1993 – 10º

  • 1981 – 15º

  • 1979 – 18º

A melhor classificação de sempre foi o 3º lugar em 1995.

Portugal já foi anfitrião de uma edição do Mundial, em 1981. Portugal terminou a prova no 15º lugar enquanto o vencedor foi a ex-Jugoslávia.

Agenda:

13.08.09, 18h30 - Eslovénia : Portugal

14.08.09, 18h30 - Portugal : Estónia

15.08.09, 16h30 - Suécia : Pottugal

Fonte: SCN

Sem comentários: